#Mês da Fantasia: Os Caçadores de Sombras | Rapidinha


Série Shadowhunters da ABCFamily, estreia em 12 de janeiro de 2016
Olá, pessoal! Nosso #MêsdaFantasia está quase no fim e eu não poderia não escrever sobre essa mulher maravilhosa, autora de séries simplesmente fantásticas e inesquecíveis. Se você ainda não conhecem o trabalho da Cassandra Clare, por favor, o que está esperando? Ela é uma autora incrível, com mundos, enredos e personagens absolutamente tocantes. Tenho certeza de que você não se arrependerá ao dar uma chance para alguns de seus livros em sua prateleira. 

Os Caçadores de Sombras, Shadowhunters, são o assunto da nossa Rapidinha de hoje. Será um texto livre de spoilers, portanto, leitores de primeira viagem, podem ficar tranquilos! Espero que gostem tanto quanto eu! Até a próxima!


A autora

Cassandra Clare nasceu em Terrã em 1973. Antes de completar 10 anos, viajou pelo mundo. E passou a adolescência escrevendo. Foi autora de inúmeros contos quando adolescente e abalou estruturas com fanfics de Harry Potter. Hoje, aos 42, é autora de sucesso do público infanto juvenil e sempre que lança um livro fica semanas na lista de best-sellers do The New York Times.

Cassandra se comunica bastante com os fãs por meio de seu Tumblr. E o site brasileiro Idris é o pioneiro em trazer toda e qualquer novidade envolvendo a escritora e suas criações.

Além do mundo e de seus livros, ela também dá sua opinião sobre assuntos polêmicos e, constantemente, defende movimentos feministas e LGBTs. Afinal, se suas personagens femininas são fortes e há uma diversidade de gêneros entre suas criações, obviamente eles nasceram de uma escritora com mente aberta.

O talento de Cassandra se solidificou com as séries dos Caçadores de Sombras: Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais, já lançadas no Brasil. E em parceira com Holly Black (autora de As Crônicas de Spiderwick e sua melhor amiga), as duas escreveram a série Magisterium. O primeiro volume, O Desafio de Ferro, foi resenhado pela Camis. Já que falamos de amigas, não poderia deixar de citar Cassandra Jean, a ilustradora oficial do mundo dos Shadowhunters. Vocês podem conferir os belíssimos traços dessa desenhista ao longo do post e em seu Tumblr.

As Crônicas dos Caçadores de Sombras

A ordem cronológica das séries não é a mesma das publicações. E também não existe uma ordem de leitura rigorosa; apesar de suas séries serem ambientadas no mesmo mundo, elas são independentes. No entanto, caso vocês queiram uma ordem de leitura, sugiro a ordem de publicação, pois em vários momentos existem interligações entre as duas séries, seria interessante!

Cidade dos Ossos (TMI)
Cidade das Cinzas (TMI)
Cidade de Vidro (TMI)
Anjo Mecânico (TID)
Cidade dos Anjos Caídos (TMI)
Príncipe Mecânico (TID)
Cidade das Almas Perdidas (TMI)
Princesa Mecânica (TID)
Cidade do Fogo Celestial (TMI)

Aqui colocarei em ordem cronológica do mundo, ok? Divirtam-se!

As Peças Infernais




Sinopse: Tessa Gray tem um anjinho mecânico pendurado no pescoço, um presente de família do qual nunca se separa. O tique-taque do pingente faz com que ela se sinta segura junto à lembrança dos pais, que já morreram. Mal sabe Tessa que esse barulhinho muito em breve vai se tornar o odioso som de um exército comandado por forças do Submundo. Com os Caçadores de Sombras e seu recém-descoberto poder sobrenatural, ela enfrentará uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das trevas na Londres vitoriana.

Resenha aqui!

Quote favorita: "-Seja como você for fisicamente, homem ou mulher, forte ou fraco, doente ou saudável, tudo isso importa menos do que o que há em seu coração. Se você tiver a alma de um guerreiro, você é um guerreiro. Independentemente da cor, da forma, do tom que a envolve, a chama do lampião permanece a mesma. Você é a chama." Jem, p. 235

Sinopse: Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres (ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada) foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.

Resenha aqui!
Quote favorito: "Seria mesmo possível amar duas pessoas ao mesmo tempo? Era possível dividir o coração em dois?" Tessa, p. 246


Sinopse: Princesa Mecânica é ambientado no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.

Resenha aqui!
Quote favorita: "A vida é um livro e há mil páginas que eu ainda não li." Will, p. 411



 The Last Hours


Os protagonistas dessa trilogia, ambientada em Londres, 1903, serão os filhos dos protagonistas de As Peças Infernais. Os títulos dos livros, provavelmente, serão Chain of Thorns, Chain of Gold e Chain of Iron

Os Instrumentos Mortais





Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Resenha aqui!

Quote favorita: "- Mas, Jace, todas as histórias são verdadeiras...", p. 459

Sinopse: No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro. E agora que Clary descobriu fazer parte do perigoso Submundo, sua vida nunca mais será a mesma. Jace, seu recém-descoberto irmão, está cada vez mais impossível, e não parece medir esforços para enfurecer a todos. E sua atitude de bad boy não ajuda em nada quando, após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo... Agora Jace é suspeito de ajudar o pai, o perverso Valentim, num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. E Clary não pode deixar de se perguntar: será que as ironias de Jace são só uma forma de chamar atenção, ou também pode haver uma traição por trás de tanto mistério?

Resenha aqui

Quote favorita: "- Ouça, em todos esses anos em que o conheci, sempre houve exatamente um lugar em que Simon queria estar, e ele lutava com unhas e dentes para se certificar de que estaria lá.- E onde é isso?- Onde quer que você estivesse. [...]. Não se pode colocar um preço nesse tipo de lealdade." Luke e Clary, p. 197

Sinopse:  Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.

Resenha aqui!


Quote favorita: "Cada lembrança era valiosa." Clary, p. 474


Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Resenha em breve!
Quote favorita: "Podia ter pedido qualquer coisa, e pedi você." Clary, p. 348

Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

Resenha em breve!
Quote favorita: "Era tolice ter esperança, ele sabia. Mas às vezes a esperança era tudo o que restava." Jace, p. 234


Sinopse: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Comentário pós leitura!
Quote favorita: "- Somos todos parte do que nos lembramos. Guardamos em nós as esperanças e os medos daqueles que nos amam. Contanto que exista amor e lembrança, não existirá perda de farto." Zachariah p. 527

Os Artifícios das Trevas


Os Artifícios das Trevas é narrada cinco anos depois da Grande Guerra (Cidade do Fogo Celestial) Os títulos dos livros serão Dama da Meia-NoitePrince of Shadows e Queen of Air and Fire. A previsão de lançamento do segundo volume é para o primeiro semestre de 2017. A protagonista da série é Emma Carstairs, parabatai de Julian Blackthorn. Ela será a melhor e mais habilidosa Caçadora de Sombras desde Jace Herondale.


Sinopse: Cinco anos após os acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial, acompanhamos os Caçadores de Sombras do Instituto de Los Angeles enquanto tentam descobrir os responsáveis por uma série de assassinatos que vitimam tanto humanos quanto fadas. Emma Carstairs é uma guerreira, uma Caçadora de Sombras: a melhor de sua geração. Ela vive para lutar. E faz isso ao lado de seu parabatai, Julian Blackthorn. Juntos eles patrulham as ruas de Los Angeles, onde vampiros fazem a festa na Sunset Strip, e fadas — as mais poderosas das criaturas sobrenaturais — tentam se manter na linha depois de uma guerra com os Caçadores de Sombras. Quando os corpos de fadas e de humanos assassinados começam a aparecer com as mesmas marcas encontradas nos pais de Emma, há alguns anos, uma aliança preocupante se forma. É a chance de Emma se vingar, mas também a oportunidade de Julian recuperar o irmão mais velho, Mark, prisioneiro do Povo das Fadas e integrante da Caçada Selvagem desde a Guerra Maligna — que alçou Clary Fairchild e Jace Herondale ao posto de Caçadores de Sombras-celebridade. Tudo que Emma, Mark e Julian precisam fazer é resolver o mistério dos assassinatos em duas semanas...

Resenha aqui!

Quote favorita: “Todo coração humano era acorrentado pelo amor.” Mark, p. 522

Capa do segundo volume, "Lorde das Sombras"


Adaptações para as Telas



A primeira tentativa de dar vida aos livros de Cassandra foi em 2013, quando o filme Cidade dos Ossos estreou nos cinemas. Confiram o trailer! A Netflix, linda como sempre, disponibilizou o título para os assinantes. O filme, no entanto, não fez o sucesso esperado, assim futuras continuações foram canceladas.


Mas temos de levar em consideração o fato de os livros dessa mulher serem maravilhosos, portanto, alguém ainda faria isso estourar! Aí entra a ABC Family, (Free Form) produtora de séries dos EUA. E os fãs, que estavam tristes após a notícia do cancelamento dos filmes puderem voltar à vida com a notícia da adaptação para série de TV.

Vocês podem conferir a Ficha Técnica da primeira temporada e o trailer.



SHADOWHUNTERS - O Cálice Mortal
Uma jovem mulher percebe o quão sombria a cidade pode ser quando ela aprende a verdade sobre seu passado. Baseado na série bestseller de fantasia para Jovens Adultos, Os Instrumentos Mortais pela autora Cassadra Clare, "Shadowhunters" segue a personagem Clary Fray, que descobre em seu aniversário que ela não é quem pensava, mas no lugar disso vem de uma longa linhagem de Caçadores de Sombras - híbridos de anjo com humanos que caça demônios. Agora imersa no mundo de caça aos demônios depois que sua mãe é sequestrada, Clary deve confiar no misterioso Jace e seus colegas caçadores de sombras Isabelle e Alec, para navegar por esse novo mundo sombrio. Junto de seu melhor amigo Simon Calaru deve agora viver entre fadas, feiticeiros, vampiros e lobisomens para encontrar respostas que podem ajudar a encontrar sua mãe. Nada é o que parece, inclusive o amigo próxima da família chamado Luke que sabe mais do que vem dizendo, e também o enigmático feiticeiro Magnus Bane que pode ter a chave para destrancar o passado de Clary. 


Para a alegria do mundo inteiro, a Netflix comprou os direitos de exibição mundiais da série. Ou seja, semanalmente poderemos acompanhar os episódios conforme a ABC os lança nos EUA. Lá, ela estreará no dia 12 de janeiro. E na terça-feira, 13 de janeiro (meia noite - horário de brasília), o primeiro episódio estará disponível para todo o mundo (literalmente), exceto EUA.

A segunda temporada estréia em janeiro de 2017 e os vídeos promocionais estão acabando com a minha sanidade mental!


Documentário "Beyond the Shadows"

É a nossa primeira e grande visualização do mundo criado pela produtora. Estou ansiosa e espero que dia 13 chegue logo!


O site Idris traduziu o documentário e disponibilizou em uma plataforma diferente. Casos vocês tenham interesse, cliquem aqui!

É isso ai! Espero que vocês tenham gostado dessa Rapidinha e que façam parte da legião de fãs dessa mulher!

"Livremente servimos
Porque livremente amamos, conforme nosso arbítrio
De amar ou não; assim nos erguemos ou caímos."

34 comentários :

  1. Oi meninas! Esta aí um universo do qual nunca vou cansar. Cassie Clare criou algo que roubou meu coração e o partiu em mil pedaços em cada um destes livros. Espero que o seriado consiga reproduzir pelo menos uma parte da grandeza destas histórias.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciiiiida, você me entende! tenho meu coração destroçado em todas as vezes que escolho reler a série. Estou com altas expectativas para o seriado. Dia 13 está quase chegando e eu estou pulando de ansiedade! Espero que não nos decepcionemos!

      beijos

      Excluir
  2. Muito bom o post. Cassandra produz bastante e são coisas boas e de sucesso, só não sabia que ela era promissora desde adolescente, as vezes acho que os autores demoram tanto pra ter uma ascensão. E sobre a série de TV, vou assistir, não gostei muito da adaptação de Cidade dos Ossos pro cinema, mas espero que a série seja boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, com a série, nós teremos uma oportunidade de ver o mundo ganhando mais detalhes do livro, que o filme teve de deixar para trás, pois não havia tempo ou dinheiro. É a vida! Sobre a Cassie, sim, ela era incrivelmente talentosa. Não quero nem ver quando a TDA for lançada... a escrita dela, acredito, estará no seu ápice.

      beijos

      Excluir
  3. Nossa Izabela! Cassandra Clare é fantástica... Seu livros maravilhosos... Acho que nem todas as palavras do mundo seriam o suficiente pra exprimir os sentimentos que seus livros nos passam (sim, sou exagerada). Você começa a ler e ama cada vez mais o universo dos Shadowhunters. Sério gente, não tem como não amar, personagens, ambiente, época, enredo...tudo é perfeito. Estou contando os dias pra assistir a série e matar um pouco a saudade desses personagens lindos.
    Nesse momento meu coração está se enchendo de feels e eu acho melhor parar antes que as lágrimas comecem a cair no meu teclado.
    Ótimo post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania, você não foi nem um pouco exagerada! Fique tranquila. Eu divido toda essa emoção com você! Enquanto eu estava escrevendo o post, tive que pegar os livros para dar uma olhada em que quotes eu gostaria de colocar: chorei. obviamente. Não tem como. Fiquei lembrando de cada momento em Instrumentos e Peças e fiquei chorando enquanto escrevia.
      Fico muito feliz que tenha gostado do post!

      beijos

      Excluir

  4. tenho muita curiosidade de ler os livros de As Peças infernais e Os Instrumentos Mortais, ouço as pessoas comentando, e como eu não li não estou por dentro do assunto. Gostei do fato de tu colocar no post a ordem cronológica dos livros, pois assim terei melhor aproveitamento da leitura;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ema, por favor, comece a ler tudo!! É uma série espetacular! Você não irá se arrepender.

      beijos

      Excluir
  5. Ah o universo da Cassandra <3
    Essa mulher fez com os shadowhunters o que eu queria que a J.K. Rowling tivesse feito com os bruxos, QUE É NUNCA PARAR DE CONTAR HISTÓRIAS! UAKFJSAOUGNAOGUSABGOUBAA sou leitora pra ir à falência com universos fodásticos, e o dos shadowhunters vai fazer isso comigo, eu sinto. Falência econômica e emocional, PORQUE NÉ. Nunca me recuperei do baque que foi a leitura de Princesa Mecânica, só de lembrar já dói.
    E A SÉRIE AKJFASUIBGAOUGUSA TÔ TÃÃÃÃO ANSIOSA! Chega logo, janeiro!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê, eu completamente te entendo! Falência econômica e emocional é o nome do estado que os fãs da Cassandra ficam toda vez que essa mulher me anuncia livro novo.
      Eu não estou gostando do caminho que a série está seguindo. Não sei como você está se sentindo... Mas espero que melhore. Lady midnight já está quase aí então poderemos voltar aos universos maravilhosamente bem escritos.

      Beijos

      Excluir
  6. Tá aí um universo que eu amaria conhecer mais de perto! Eu acho as artes e diagramações dos livros maravilhosas, e a história parece ser ainda mais complexa e empolgante. Assisti ao filme, mas ouvi algumas opiniões negativas dizendo que ele não foi exatamente fiel ao enredo original. Estou ansiosa com a série agora, espero que ela supere minhas expectativas. Parabéns pelo post, super completo, dá vontade de sair correndo e comprar os livros agora mesmo! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pat! Fico feliz que tenha gostado. Então, nem o filme, nem a série estão enfio extremamente fiéis aos livros, no entanto, se você gosta ou não, depende de você. Espero que você possa ler todos os livros que ainda não conseguiu colocar em dia!

      Beijos

      Excluir
  7. Tenho uma mega vontade de ler os livros da Cassandra, principalmente a saga dos Instrumentos mortais, pois minha amiga tem e ela ficava me contando a história, nossa demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, Rita, leia!! Será uma das suas melhores experiências literárias! Peça emprestado, qualquer coisa hahaha

      Excluir
  8. Iza, as obras de Cassandra são tão comentadas, tanto por seus livros, que se tornou filme e agora irá virar uma serie, que por sinal estou muito ansiosa por sua estreia, que não posso negar minha curiosidade de conhecer todo este universo rodeado de fantasia e personagens criados com tantos detalhes. Uma serie que sei que não irá me decepcionar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sua leitura seja maravilhosa, Alê. As fantasias criadas pela Cassandra são excepcionais, desejo-lhe uma ótima leitura!

      Beijos

      Excluir
  9. Amo a Cassie!! Rainha! <3
    Ótimo post! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassie diva destruidora! Fico felizinho tenha gostado!

      Beijos

      Excluir
  10. Já li todos os livros de Instrumento Mortal e realmente a escrita da Cassandra Clare é incrível, pena que o filme não ficou muito bom, mas estou muito ansiosa para ver a série, e espero que tenha ficado ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa ler a trilogia das Peças Infernais para continuar dentro desse universo lindo criado pela Cassandra!

      Beijos

      Excluir
  11. Nunca li nada da autora ,mas tenho muito interesse ,já vi inúmeros elogios sobre os livros dela .
    Mas uma coisa que chama muito minha atenção ,além claro da sinopse ,são essas capas ,são simplesmente lindas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas são maravilhosas, com certeza! Ficarão lindas na sua estante, mas por favor, leia! É uma das melhores histórias! Você não irá se decepcionar

      Beijos

      Excluir
  12. Quando li Cidade de Ossos eu fiquei maravilhada com o universo criado pela Cassandra, foi um livro que me lembrou a emoção de ler Harry Potter. Fiquei empolgadíssima e até indiquei para a Carol. xD
    Ainda não li Peças Infernais e quero logo fazer isso, pq sei [pelos outros] que é bem melhor que Caçadores. xD
    Muito boa a rapidinha. Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, fico super feliz que tenha gostado! Peças é muito mais intensa que Instrumentos, até porque tem o número de livros reduzido.

      Desejo-lhe uma maravilhosa leitura!
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Izabela!!!
    Amo as séries da Cassandra! Louca para chegar dia 13!!!!
    Achei ótimo a ABC investir na série e a netflix comprar os diretos de exibição da série só mostra o grande sucesso que ela será. Aguardando ansiosa o primeiro capítulo!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian, e aí, o que está achando da série até agora? Eu me decepcionei com o episódio 3. Tô achando algumas atuações fracas e não tá dando muito certo. Espero que no futuro, isso melhore!

      Beijos

      Excluir
  14. As peças infernais ainda não li mas pretendo ler, dizem que é muito boa. Os instrumentos mortais li todos e adorei. Assisti o filme, mas não gostei, achei que deixou a desejar no elenco e no enredo. Espero que a série seja melhor, estou ansiosa para assistir, que bom que falta pouco para dia treze.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler Peças em breve, por que os Arrificios estão chegando *o* e eu quase não estou sabendo lidar.
      Eu gostei do filme até, ma vi claramente que não teria futuro. Não estou gostandotanto da série, mas ainda tenho esperanças...

      Beijos

      Excluir
  15. Oi!
    Adoro essas series da Cassandra Clare e adorei que ela expandiu a serie nos trazendo mais historia e mais personagens e já estou na expectativa para os novos livros e a serie Shadowhunters vi alguns trailer e gostei bastante !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, você disse tudo. Contanto que a Cassandra continue escrevendo, eu não me importo quantas tentativas de adaptações venham. Só espero que ela façam juz à sua origem.

      Beijos

      Excluir
  16. Nunca tinha ouvido falar, mas agora que li seu post quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz! Por favor, volte e me conte o que achou dos livros depois, ok?!

      Beijos

      Excluir
  17. Tia Cassie é muito diva.
    Sou mega fã de TID e não vejo a hora da série ser lançada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassandra é maravilhosa, não?! E aí, estágostando da série?

      Beijos

      Excluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook