A Maldição do Titã - PJ #3


Autor: Rick Riordan 
Título original: The Titan's Curse
Tradução: Ricardo Goveia
Série: Percy Jackson
Editora: Intrínseca 
Páginas: 336
Onde encontrar: Saraiva | Extra | AmazonBR

Sinopse: Aguardado com ansiedade pela grande rede de fãs da série Percy Jackson e os Olimpianos, 'A Maldição do Titã' dá continuidade à elogiada combinação de mitologia, aventura e muita ação que se tornou sucesso entre o público jovem brasileiro. Nesse terceiro livro da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas: A Maldição do Titã.
Confesso que estou me divertindo muito relendo Percy Jackson. Como vocês devem saber, eu li os primeiros quatro volumes e depois parei. Não lembrava da história e muito menos sei como ela irá acabar. No entanto, ao reler este terceiro volume - considerando que tenha me tornado uma leitora mais madura - eu acho que eu já sinto o que está acontecendo! E isso é ótimo, porque só faltam mais dois livros e aí eu finalmente posso dar por encerrada esta série e deixar a Carol resenhar Os Heróis do Olimpo, como ela tanto quer!

Bom, sem nenhuma adaptação cinematográfica dessa vez para podermos sofrer enquanto observamos a história do livro sendo completamente transforada. Portanto, fiquemos apenas com a boa e velha imaginação! Percy Jackson têm 14 anos e uma conexão empática com Grover, seu melhor amigo sátiro. Por meio dessa ligação um tanto perigosa, afinal - se um morrer, o outro vai junto -, Percy, Thalia - sim, a filha de Zeus que até então era uma árvore - e Annabeth - o cérebro do grupo - partem para ajudar Grover a trazer novos Meio-Sangues para o acampamento.


Por que ele precisam recrutar mais campistas? Porque Cronos, o titã ha muito aprisionado, está ganhando cada vez mais forças. Com o apoio de Luke, filho de Hermes, ele conseguiu convencer muitos semi-deuses que a causa dos titãs, a destruição do Olimpo é o caminho a ser seguido. Por isso, depois que descobrimos que realmente existe uma profecia antiquíssima colocando tanto Percy, quanto Thalia como os protagonistas da queda do Olimpo, em A Maldição do Titã, leremos uma história muito mais perigosa do que as quais estávamos acostumados.
"A oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada,
Um se perderá na terra ressecada,
A desgraça do Olimpo aponta a trilha,
Campistas e Caçadoras, cada um, brilha,
A maldição do titã um deve sustentar,
E, pela mão do pai, um irá expirar.", Oráculo, p. 97
Os dois novos meio-sangue são Bianca e Nico Di Angelo, crianças que estão por conta própria há muito tempo. No resgate, porém, as coisas não correrão como planejadas e Annabeth é sequestrada. Para compensar o fato de não termos sua sabedoria nos orientando pelo livro, conhecemos mais a respeito da filha de Zeus. Temos também a presença de vários deuses novos e reunidos em um mesmo local... ao mesmo tempo. A maneira como Riordan os apresenta é incrível.

Conhecemos Ártemis, a deusa da caça; Apolo, o deus do Sol e irmão de Ártemis, Afrodite, a deusa do amor, Hefesto, o ferreiro dos deuses. Conhecemos mais a respeito da história clássica (repaginada) dos titãs e do nascimento do universo com Gaia e Urano. Conhecemos as Caçadoras, mais monstros e mortais com o poder de ver através da Névoa. Temos pequenos vislumbres do meu adorado Tyson, mas acredito que o veremos mais no próximo volume. Todos esses elementos resultam em um livro extremamente divertido, totalmente capaz de dar continuidade à história e super engraçado, como sempre.
"- Está surpreso com a minha idade?
- Hum... um pouco.
Eu poderia aparecer como uma mulher adulta, um fogo ardente ou qualquer outra coisa que quisesse, mas é assim que prefiro. Está é a média de idade das minhas Caçadoras, e de todas as jovens de quem sou protetora, antes que se desencaminhem.
- Se desencaminhem?
- Cresçam. Enamorem-se dos garotos. Tornem-se tolas, absortas, inseguras. Esqueçam-se de si mesmas." Ártemis e Percy, p. 45
Alguns comentários totalmente pessoais que eu gostaria de fazer agora. E vejamos depois se vocês concordam comigo ou não. Eu não sei tanto a respeito da Cultura Clássica (apesar de ter cursado um semestre disso na universidade), então quando o Percy se recusa a fazer perguntas por medo de parecer burro, eu fico com a dúvida na cabeça. E isso me frustra de tal forma, que eu acabo indo pro computador pesquisar a respeito. Ou seja!, o que pode ter movido Riordan ao estruturar seus personagens: incitar a curiosidade das crianças. Fazê-los se divertir ao lerem seus livros, porém mostrar que muito mais pode ser descoberto, se ele realmente se empenharem e forem atrás da fonte de inspiração: os mitos gregos.

Outro ponto que me irritou um bocado foi a falta de tato de Percy com relação aos seus sonhos. Desde o segundo volume, percebemos que todos os sonhos do nosso protagonista possuem um significado. O que ele vê nesses momentos oníricos, realmente acontece na vida real. Então, por que ele se recusa a admitir a veracidade deles? Ele não sabia onde Annabeth estava, porém ele viu no sonho! (!!!) e não fez nada a respeito. Tudo bem que ele é só um garoto de 14 anos, mas qualé! Ele voa em um Pégasos, acreditar em sonhos não deve ser tão difícil assim.

"- Ah, não tenha medo dos sonhos. [...]. Se não fossem pelos sonhos, eu não saberia metade do que sei sobre o futuro. Eles são melhores do que os tabloides do Olimpo." Apolo, p. 162
Dito isso, deixo vocês com meus sinceros votos de que deem uma chance de (re)leitura dessa série. Além de muito educativa, boas risadas são garantidas. A história é consistente e se desenvolve com seus protagonistas. Percy e Annabeth começam a olhar um para o outro com novos olhos e pensamentos extremamente confusos. Em A Maldição do Titã, enfrentamos alguns assuntos difíceis para jovens lidarem - traição, lealdade, amor e morte. Para olhos maduros, pode parecer bobo e leviano, mas - novamente - não somos o público alvo. E mesmo assim, o livro é bom. Então, o que dizer além de "leiam!"?

"Olhei para Thalia e Zoë e concluí que não seria a pior coisa do mundo morrer lutando ao lado de amigos assim. Juntos, atacamos." Percy, p. 271









*
Seção das Quotes

"Ajam com naturalidade, Thalia nos dissera. Você é um meio-sangue em uma missão perigosa: o que, diabos, é natural?" Percy,p. 19

"- Já era hora. Ele é tãããão preguiçoso no inverno.
- Você está, hum, esperando o sol nascer?
- O meu irmão. Sim." Ártemis e Percy, p. 53

"- Você tem quine anos, quase dezesseis.
- Como é que você sabe?
- Ei, sou o deus da profecia. Eu sei das coisas." Apolo e Thalia, p. 60

"- Annabeth! Ela está bem?
- Ah, bem... - Meu coração me pareceu uma bola de boliche. Tyson achava que Annabeth era a melhor coisa do mundo depois de manteiga de amendoim (e ele amava manteiga de amendoim)." Tyson e Percy, p. 77

"- E não se preocupe. Não vou deixar que isso seja fácil e chato para você. Não, tenho ótimas surpresas guardadas. Angústia. Indecisão. Ah, espere só pra ver." Afrodite, p. 194

"Não me julgue com muita dureza, meio-sangue. Os conselhos sábios nem sempre são populares, mas eu falei a verdade. Você é perigoso." Atenas, p. 302

19 comentários :

  1. Acho que sou uma das poucas pessoas que leu Harry Potter que nunca leu Percy jackson. Nunca tive a menor vontade de ler, e acredito que isso se deu porque inventei de assistir o primeiro filme e nada me chamou a tenção. achei forçoso e cansativo, daí nunca quis ler a série. Mas vou dar uma chance (vai que gosto)

    ResponderExcluir
  2. Li toda a série e adorei. Concordo Percy passa por tantas coisas diferentes e se recusa a acreditar em seus sonhos difícil entender. Essa profecia causa muito alvoroço entre eles e desperta a curiosidade do leitor em tentar desvendá-la, adoro historias que tenham profecias.

    ResponderExcluir
  3. nunca li nenhum livro da série, porém assisti todos os filmes e adorei. Estou querendo ler os livros, pois sempre o livro é melhor que o filme. Vou aproveitar o box da submarino que esta com um preço ótimo

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro da série, mas adorei a sua resenha <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    wwww.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii! Acredita que nunca li! Apenas vi os filmes!
    Tenho mta vontade e bastante curiosidade em ler os livros pra saber mais detalhes das aventuras de Percy, adoro dmais!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu Amoo essa série! Adorei esse livro porque temos Thalia como a nova participante do grupo! Amei os dois personagens novos! Aii, Amei tudo! O Autor e bom em todos os livros! Estou louco pra ler Os Heróis do olimpo!
    Amei muitoo essa série!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Essa foi uma das primeiras séries que li e achei fantástica!! Foi onde me apaixonei pelo gênero e até hoje é um dos meus preferidos.
    Adorei a introdução de Bianca e Nico Di Angelo na trama. Sem contar todos os deuses presente. Isso deixou o enredo muito mais interessante.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oiee!
    Acho que Percy Jackson, assim como HP ou você ama ou odeia. Estou na turma do segundo grupo rsrs. Nunca me interessei pelos livros e até tentei assistir os filmes mas não terminei, sei que os livros sempre superam os filmes mas as vezes prefiro ver o filme antes para ter uma noção do que esperar, e não gostei nada do que vi.
    Não me identifico com a leitura, então prefiro deixar para os milhares de fãs.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li nenhum livro dessa série. Eu comprei a série inteira em inglês, e queria treinar meu inglês, mas estou achando muito difícil, não passei da página 50 ainda :P
    Eu acho o enredo dessa série bem interessante. Mas pela sua resenha, acho que não vou gostar muito do Percy, mas espero gostar mais dos outros personagens :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Terminei ontem o último livro de Heróis do Olimpo... Apaixonante os livros do Rick!

    ResponderExcluir
  11. Oi :)
    Faz tento tempo que eu li a série Percy Jackson que nem lembro muito das estórias, mas lembro que foi uma sensação muito prazerosa lê-los. Lendo sua resenha me fez querer reler todo a série, pois são livros tão leves e divertidos e to precisando disso no momento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Izabela!
    Eu não tinha tanto interesse em ler Percy Jackson, mas todo mundo fala tão bem que quero comprar o mais rápido possível a série! (além que eu adorei a nova coleção, que as capas se completam. Estou super animada!). Só conheço a "história" pelos filmes (se é que posso dizer isso, já que todo mundo fala que um é totalmente diferente do outro) mas então, minha amiga é muito fã e eu ia com ela assistir (mesmo que fosse aquela coisa né e ela saísse reclamando e eu sem entender nada kkkkk).
    Agora com a sua resenha, fiquei tipo "cara o Percy tem 14 anos?!?" e agora mais do que nunca quero ler logo! Gente que enganação que a minha foi até agora... KKKKKK
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu já tive meu pensamento de querer reler essa série so que com tanto livro bom saindo é meio difícil você dar atenção a coisas assim. Mas eu lembro claramente que sofria horrores porque eu tinha que esperar o lançamento do próximo volume e sempre demorava, este livro particularmente não é o meu preferido, que é a batalha do labirinto, mas a leitura é tão divertida quanto os outros volumes.

    ResponderExcluir
  14. Faz muito tempo que li essa saga e Herois do Olimpo também, mas os livros têm uma história viciante. Ótima resenha, que muitas pessoas se animem para entrar no mundo do tio Rick <3

    ResponderExcluir
  15. Eu li uma parte dessa série, mas não acabei...Tenho o pessimo habito de não completar a leitura de séries. Acho q escrita do Riordan viciante!! E eu odiei os filmes hahahahahah

    ResponderExcluir
  16. Oi!! Nunca li nenhum livro de Percy Jackson.. Só assisti os filmes então não tem como comparar ainda só quando lê os livros... Mais estou muito curiosa para fazer essa leitura.

    ResponderExcluir
  17. É nesse volume que aparecem as Amazonas da Ártemis, ou algo assim, né? Só lembro que a Zöe era a melhor personagem <3 <3

    www.literaturaliteral.wix.com/litblog

    ResponderExcluir
  18. Já li a saga Percy Jackson há alguns anos e adorei! Me divertir muito com as aventuras.
    Não assisti nenhum filme referente a série para não "estragar" minha leitura. Quando gosto muito de um livro, dificilmente gosto da adaptação.
    Adorei a resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Embora eu ame de paixão mitologia grega não tenho interesse em ler os livros da série mas espero mudar isso em breve. A resenha está ótima.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook