Londres é Nossa!

Autora: Sara Manning
Título original: London Belongs To Us
Tradução: Priscila Catão
Editora: Galera Record
Páginas: 266

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |

Sinopse: Sunny sempre foi um pouco ingênua, até meio molenga. Mas quando recebe a foto de seu namorado beijando outra garota em seu celular, ela sabe exatamente o que fazer: encontrá-lo e terminar tudo. Só que... será que Mark não tem uma explicação para isso tudo? Eles estavam indo tão bem... Agora, Sunny precisa achar o rapaz em pleno sábado à noite em uma das cidades mais movimentadas do mundo. O que antes parecia uma tarefa simples virou uma verdadeira corrida maluca por Londres. No caminho, Sunny conhece um condutor de riquixá, grupo de dragqueens, sua banda girl power favorita e, principalmente, os Goddard – os gêmeos (primos) franceses mais misteriosos e descolados de Londres.

Alguns lançamentos da Galera Record chegaram com certo atraso aqui no blog, sendo que Londres é Nossa! é um deles. Mas antes tarde do que nunca, certo?! Esse livro chamou minha atenção por se tratar de um Young Adult com uma história diferente e uma protagonista negra.

Sarra Manning
A autora inglesa, Sarra Manning, é conhecida como a “rainha dos adolescentes” por seu longo trabalho em revistas para esse público - que acabou ajudando também em todas as suas obras focadas no Jovem Adulto. 

Londres é Nossa! começa nos apresentando a jovem Sunny, uma adolescente negra que está sozinha em casa nesse fim de semana. A mãe e o padrasto foram viajar e - apesar de terem deixado uma lista de regras para Sunny seguir - ela decide que deve aproveitar o momento.

Além de ter feito um churrasco no quintal da casa com todos os amigos da escola - sua mãe é vegetariana e não aprova esse tipo de crueldade com os animais -, ela ainda pretende ter uma noite de sábado muito especial: decidiu perder a virgindade com seu namorado Mark.
E já planejou tudo para a noite ser perfeita!

Mas antes desse momento tão especial chegar, ela aproveita o sábado com tempo bom - uma raridade em Londres - para acompanhar sua melhor amiga Emmeline em um aniversário. Afinal, melhores amigas servem para ajudar a quebrar o gelo em conversas com a garota dos sonhos da sua amiga, também conhecida como Charlie

Só que toda a alegria de Sunny desmorona quando ela recebe no celular uma mensagem da maior fofoqueira da escola com uma foto do seu namorado beijando outra garota em um bar!!


Sunny só quer ir para casa e chorar, mas dispensa a oferta da melhor amiga de acompanhá-la, pois Emmeline iria perder a oportunidade de conversar um pouco mais com Charlie. 

"Quando escuto a voz de Mark, percebo que estou zangada. Furiosa. Enlouquecida de raiva.
Meu pai sempre me diz para não ficar zangada.
-Não seja a garota negra zangada - diz ele. - É o que as pessoas esperam.
Quando ele tinha minha idade e morava em Ladbroke Grove nos anos 1980, sempre era parado pela polícia por simplesmente andar pela rua. Ou por estar sentado no banco de trás do carro de um amigo. Ou por estar numa esquina. Ele era parado e revistado. Chamado de crioulo pelos policiais. Meu pai dizia que eles queriam que ele ficasse zangado, então nunca fez isso.
Aquilo o motivou a trabalhar bastante, e hoje ele é um advogado que luta do lado da justiça e do bem, apesar de ainda ser parado de vez em quando porque a polícia acha que se você é negro e tem um carro caro, certamente é traficante. O que é ridículo. Como se algum traficante de respeito fosse dirigir um Volvo.
Com meu pai me dizendo que as pessoas veem primeiro a cor da minha pele e minha me dizendo que o que importa não é quem sou, mas o que faço, não é de surpreender que eu fique confusa com tanta facilidade. Também não é de surpreender que eles tenham se separado antes de eu completar 3 anos.
Enfim, agora estou furiosa, e é maravilhoso."
p. 39-40

É então que, em vez de voltar para casa, Sunny decide ir atrás do namorado e ter uma conversa séria com ele sobre o que aconteceu. 
Mas, cada vez que ela chega onde seu namorado estava, ele já partiu para outro lugar. E Sunny começa então uma corrida desesperada por toda Londres atrás do garoto.

London Eye

Sua noite começa a melhorar quando ela conhece os Goddard, dois garotos franceses lindos, misteriosos e descolados, que todos achavam ser gêmeos e na verdade são primos. Os dois embarcam nessa louca aventura de Sunny para encontrar o talvez-ex-namorado da garota em uma noite de sábado na cidade de Londres.

"-Por que está segurando uma vassoura?
Começo a explicar para Jeane a história da vassoura, mas só consigo chegar à parte do churrasco, pois ela ergue a mão atarracada.
-Tanto faz! Esqueça que eu perguntei. Enfim, voltando para seu namorado babaca. O que vai fazer quando encontrá-lo?
-Ainda não decidi - admito, enquanto nos encostamos na barraca da loteria. - Espero que eu fale coisas incríveis e sinceras que o façam questionar a própria existência, ou ele vai explicar que beijar uma... uma garota que praticamente estava só de calcinha foi o maior mal-entendido, e então vou perdoá-lo porque sou completamente ridícula. - Era a verdade. Por isso meu estômago revirava para a esquerda, para a direita e para o meio. - Mas primeiro preciso encontrá-lo.
-Bem, eu posso ajudá-la, mas só se você prometer que vai escolher a primeira opção, não aquela outra em que você rola para o lado e se finge de morta - diz Jeane, com expressão séria, enquanto segura o telefone no alto."
p. 107

O que era para ser algo simples, se torna em uma grande loucura com Sunny invadindo hotéis, fazendo amizade com um condutor de riquixá, recebendo conselhos de um grupo de drag queens, conhecendo sua banda girl power favorita e participando de muitas festas em todos os pontos da cidade. Muitas pessoas desconhecidas - e também algumas conhecidas - vão ajudar Sunny na maior aventura da sua vida, além de aumentar a autoestima dela o suficiente para que ela saiba que pode escolher o que ela acredita ser o melhor para ela mesma. 

"Vivvy faz questão que eu fique com sua calça legging mais surrada - ela está com buracos e com os joelhos folgados. "Não tem problema, não precisa devolver, é um presente", diz ela. E também com uma calcinha folgada azul-marinho de uma embalagem com três que a avó lhe deu de aniversário, mas se recusa a me emprestar um moletom.
-Eles têm valor sentimental - explica Vivvy, enquanto puxa para o peito um moletom azul-celeste da marca Superdry, como se eu o fosse arrancar dela e sair correndo. - Sério, Sunny, deixar você pegar um seria como te dar um de meus filhos.
-Mas é um empréstimo. E eu vou cuidar bem dele. Devolvo amanhã, todo lavado. Então é como se você estivesse me dando seu filho para que eu, hum, tomasse conta dele.
-Não, não dá. Não é nada pessoal, mas você é jovem e irresponsável. - Ela me olha, estou parada com sua legging velha e de sutiã, que também está surrado. Muito, muito surrado. - Pegue algo de Elle emprestado. Ela não vai se importar.
Nós olhamos a cama onde Elle está dormindo. Yolly devia conferir também se ela não tem narcolepsia quando for fazer o teste de audição.
-Ela tem 3 anos! Nada vai caber em mim.
-Pois é, mas ela é uma criança de 3 anos bem gordinha. - Vivvy tem a graça de parecer levemente envergonhada. - Mamãe diz que é só uma fase. Não podemos falar disso na frente de Elle para que ela não fique com nenhum distúrbio alimentar."
p. 220-221

Londres é Nossa! tem uma narrativa bem divertida. Ao longo de toda a aventura de Sunny, é simplesmente impossível não dar risada ao imaginar todas as cenas narradas nessa fatídica noite de sábado - uma mudança de vida para a jovem, sem sombras de dúvidas.

Sunny começa a história como uma adolescente comum e - tenho que dizer: - muito irritante. A ingenuidade dela é absurda demais para a idade, mas - graças a Deus - ela aprende muito nessa louca madrugada e chega a se tornar alguém melhor no fim do livro.

"Uma garota tem que ter seus padrões"

O que mais achei interessante em Londres é Nossa! foi o fato do livro não focar no romance da protagonista, mas sim na cidade. A obra é praticamente uma homenagem à Londres e uma declaração de amor de todos que vivem nesse lugar sobre o quão incrível a cidade é. 

Outros dois pontos que gostei muito foram os fatos de: 1) a protagonista ser negra e apresentar inúmeras vezes como os negros são tratados de forma diferenciada na sociedade, mas sempre com uma pitada de humor sarcástico; e 2) a melhor amiga da protagonista ser lésbica e tratar o assunto naturalmente, sem receio de chocar as pessoas. 

Londres é Nossa! foi uma boa leitura. Infelizmente, eu não consegui me conectar muito com os personagens. Talvez seja pelo fato da cidade de Londres ser o centro da história e não a protagonista em si. Mesmo assim, recomendo muito para aqueles que desejam um romance leve, divertido e diferente. Perfeito para aqueles momentos de ressaca literária! #FicaaDica





9 comentários :

  1. Já li um livro dessa autora e achei a escrita dela simples, leve e envolvente e curti a resenha sobre esse livro. O fato da protagonista ser negra é super positivo, a capa tá linda e apesar de achar interessante a "ode" a Paris, acho que vou sentir falta de romance. Ainda assim, achei a história com cara de trama de filme adolescente, desses que mesmo as mais velhinhas (eu), gosto de assistir ;)

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma leitura descontraída, mas pra mim tem que ter um romance nem que for de leve, achei que a personagem acabaria encontrando alguém e se interessasse. Pena ela ser irritante não tenho muito paciência com personagens assim, mas pelo menos ela da uma melhorada rs. Deve ser uma aventura e tanto essa procura pelo namorado ou ex.

    ResponderExcluir
  3. Young Adult não faz muito o meu estilo de leitura, leio as vezes mas só quando o livro me interessa bastante, o que não é o caso de Londres é Nossa!, a atitude da Sunny de correr a cidade pelo talvez-ex-namorado é difícil de entender para mim, e o livro não focar no romance da protagonista mas sim em Londres é um ponto bastante negativo para mim... por isso esse é um livro que eu não leria...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá, apesar de trama ser bem genérica, o cenário elegante londrino somado aos momentos cômicos da história devem agradar quem procura algo bem leve e rápido para ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. O livro tem uma capa linda e bem convidativa que pareceu realmente combinar com a trama.
    A premissa do livro não chama muito minha atenção, mas talvez venha a ler se tiver oportunidade, pois li um livro da autora já e gostei bastante da escrita dela

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carolina!!
    O livro parece ser bem divertido cheio de aventuras e desencontros entre a Sunny e o Mark, mas mesmo nos desencontros ela vai fazer várias amizades e conhecer uma cidade muito bonita que é Londres!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito curiosa para ler este livro após ler sua resenha sobre ele, parece ser uma grande aventura Sunny ir atras do namorado, ou ex-namorado, fiquei bem curiosa para saber o que irá acontecer, então adicionei Londres é Nossa! em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei a sinopse!!! Adoro essas historias com uma corrida maluca e coisas inesperadas e fantasticas acontecendo!! Achei mtmt bacana a protagonista ser negra, nunca li livro assim! Nao gosto tambem quando a protagonista eh mt ingenua pra sua idade; fica parecendo falso e vc acaba nao se envolvendo muito com a historia. Deve ser legal este livro pra conhecer mais sobre Londres e pra uma ressaca literária!

    ResponderExcluir
  9. Carol, na boa? Preciso deste livro co urgência! Deve ser incrível falar sobre a cidade de Londres e, ainda uma personagem negra!

    Beijos, Danny
    Meu blog: www.irmaoslivreios.com.br/blog

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook