Carbono Alterado - Altered Carbon #01

Autor: Richard Morgan
Título Original: Altered Carbon
Tradução: Edmo Suassuna
Série: Altered Carbon
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 490
Onde Encontrar: AmazonBr | Livraria Saraiva | Livraria Cultura

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |

Sinopse: Um eletrizante thriller noir de ficção científica em adaptação para série do Netflix No século XXV, a consciência de uma pessoa pode ser armazenada em um cartucho na base do cérebro e baixada para um novo corpo quando o atual para de funcionar. A morte, agora, nada mais é que um contratempo inconveniente, uma falha no programa. Takeshi Kovacs, um ex-militar de elite, após sua última morte, tem sua consciência transportada a Bay City, a antiga São Francisco, e é trazido de volta à vida para solucionar o assassinato de um magnata. Isso só para descobrir que seu contratante é a própria vítima, que voltou à vida em um novo corpo, mas sem as memórias do crime. Mal sabe Kovacs, porém, que essa investigação irá lançá-lo no centro de uma conspiração perversa até para os padrões de uma sociedade que trata a existência humana como um produto a ser comercializado.

Olá leitores e leitoras! O livro de hoje é nada mais, nada menos, que o consagrado Carbono Alterado. A ficção científica com uma pegada noir, escrita por Richard Morgan, já é sucesso mundo a fora e finalmente chegou ao Brasil pelo Grupo Editorial Record, através do selo Bertrand Brasil. Confesso que quando vi o livro na news de lançamentos já senti minha ansiedade por essa leitura crescer, mas sabia também que seria uma leitura muito mais complexa que o usual, e também diferente. Vamos a resenha!


Estamos no século XXV. E muita coisa mudou ao longo das centenas de anos a nossa frente. O nosso mundo, a Terra, já não é o único planeta habitado por seres de plena consciência e o universo é explorado, pessoas transitam entre os planetas em naves, viajando a anos luz e muito mais. Entre uma das tecnologias mais importantes, está atrelada a possibilidade de não morrer. Como assim? Bom, independente de qualquer religião, nós possuímos, cientificamente, um cérebro consciente. E é através dessa consciência que ela é baixada para um cartucho e transferida de corpo. Você é transferido para um novo corpo, quando este biologicamente morre, te tornando, a nível de "alma" ou de cérebro, para os cientistas, um imortal. Inesperado, não?


Takeshi Kovacs é o nosso protagonista. Ele é um soldado chamado de Emissário com habilidades muito especiais, mas acaba de ser transferido mais uma vez, para um novo corpo. Afim de pagar sua dívida com a justiça, Kovacs foi convocado "de volta a vida" para investigar um crime. Um crime um tanto incomum, pois a vítima ainda vive, claro. Com a transferência da consciência humana, a vítima de assassinato já habita um novo corpo, mas isso não torna o crime cometido contra ela menos importante, principalmente por ele ser um Matusa. Matusa é o termo utilizado para descrever os anciões que trocam de corpo há gerações. Com isso, o individuo denominado Laurens Brancroft, se tornou bilionário e poderoso. E ele precisa saber quem encomendou sua morte.

Através de muita intriga, mistério e um universo completamente diferente de tudo o que já vimos, seremos transportados para uma investigação que promete revelar muita coisa por trás deste mundo e de seu poder de imortalidade. Takeshi terá muitos desafios pela frente e existem muitas coisas a serem resolvidas, inclusive em sua própria existência neste mundo. Somos apresentados a um futuro muito controverso em diversos sentidos, e muito diferente de tudo o que eu já li. Em poucas palavras, em termos criativos é um livro incrível!


Sobre a narrativa, eu adorei a forma que o leitor se sente inserido no mundo, que apesar de complexo de muitos, repito, muitos detalhes novos e de novas tecnologias, nós conseguimos nos sentir próximos da história e dos personagens, com destaque para o protagonista, que possui uma personalidade marcante, sarcástica, com um toque de humor negro e que nos diverte bastante ao longo da leitura, por mais tensões que possam existir. Foi uma experiência muito interessante e diferente acompanhar o trabalho do Richard, seu primeiro livro, e que é tão reconhecido. Gostei muito de tudo e me arrisco a dizer que estará no meu top três de leituras deste ano. Me ganhou com certeza.

Não vou falar mais para não estragar, inclusive sobre o final, deixarei que descubram por si mesmos, porque vale a pena encarar suas 490 páginas complexas, detalhistas, mas muito incríveis. Estou feliz por ter lido uma boa ficção científica, porque adoro o gênero. Tem muito a ser explorado ainda e nos deixa com uma reflexão profunda acerca da vida, morte e a evolução da tecnologia.

A tradução foi muito boa, só achei que a capa poderia ser mais chamativa, porque este livro merece ser notado! Obrigada Bertrand Brasil por publicá-lo.
Por fim, deixo aqui uma curiosidade pela qual estou muito ansiosa: Carbono Alterado se tornará uma série da Netflix! Com um elenco de peso (Joel Kinnaman, Chris Corner, James Purefoy, Kristin Lehman) a série promete e nem preciso dizer que eu quero para ontem,né? Espero que esteja a altura do livro, mesmo sabendo que o livro é sempre melhor que qualquer adaptação, claro. Aguardaremos!

É isso, aos fãs do gênero ou não, leiam Carbono Alterado. :)





11 comentários :

  1. Oi Camila, tudo bem?
    Quando eu vi a premissa deste livro, fiquei super intrigada com esta questão da nossa consciência poder ser transferida para outro corpo após a nossa morte. Achei também super chamativo esse mistério por descobrir quem assassinou o Matusa. Eu adorei esta capa, dá uma ideia bem futurista mesmo, que é a ideia geral do livro. Só acho que eu ia sentir um pouco de dificuldade em conseguir visualizar todos esses novos elementos futuristas, sou péssima de imaginação, mas já estou curiosa para conhecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, é incrível como as histórias chegam diferente pra cada leitor, vi umas resenhas nada positivas desse livro e agora vejo a sua bem animada e isso é bem legal. A premissa do livro é diferente e criativa, baixar a consciência pra um cartucho e passar a outro corpo é algo que nunca me passou pela cabeça e só por isso já fiquei curiosa. Ainda não decidi se quero ler o livro ou não, mas curti a resenha e quero ver a série assim que lançada com certeza ;)

    ResponderExcluir
  3. Desde que vi esse livro fiquei interessada, mas não tinha lido nenhuma resenha, fiquei mais ainda com vontade de ler, por ser diferente e interessante, essa troca de corpos deve deixar o leitor refletindo se no futuro fosse assim como no livro. A leitura parece ser muito envolvente e os personagens bem trabalhados.

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila,
    Adoro ler história que se passam no futuro pois fico imaginando o quanto daquilo descrito pelo autor poderia se tornar realidade e Carbono alterado tem todos os elementos para fazer a mente de um leitor cheio de imaginação surtar. Richard Morgan foi audacioso e explorou ao máximo todos os elementos que o gênero proporciona e ainda foi além com a questão da imortalidade. Com certeza a trama trás muitas surpresas e não será nada fácil para o protagonista. É um livro que chama muita atenção e conseguiu conquistar a minha.

    ResponderExcluir
  5. Camila, eu li este livro e surtei! Adorei a pegada e a forma como ele foi desenvolvido! A trama é incrível! Curti pacas esse livro! Demais!
    inclusive fiz um vídeo no canal falando sobre este livro incrível! \o/

    Adorei sua resenha impecável, claro!
    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  6. Oiee Cah!!! Eu recebi este livro da editora, mas ainda não abri para lê-lo, na época eu tinha acabado de ler "O Ceifador", onde também temos isto da pessoa não morrer, lá há nanitos no corpo que "reconstroem" você, caso algo aconteça. Aqui já é um pouco diferente, mas fiquei com medo de ficar comparando o tempo todo os livros e acabei deixando pra ler depois. MAS ADOREI A RESENHA! E já estou super ansiosa para começar o//

    Paradise Books || @ParadiseBooksBr
    xoxo

    ResponderExcluir
  7. De fato é um livro diferente do que costumo ler. Achei muito interessante a história, eu gosto dessas coisas de ficção científica de criar um meio de alterar o modo como as pessoas vivem (e adoro refletir sobre o impacto que isso causa na vida das pessoas e nos seus valores). Eu nunca li um livro do gênero e, por isso, fico achando que eu não teria paciência para ler, mas eu com certeza quero ver a série!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Camila,

    Eu já estava querendo esse livro, agora depois da sua resenha não tenho dúvidas que preciso ler, só falta o money agora....kkk...ótima resenha....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem intrigada com historia desse livro, tem de tudo um pouco do que eu adoro ler. Ficção cientifica, ação e muita aventura. Esse lance de que você é transferido para um novo corpo me lembrou muito de Starters. Bom esse livro promete e espero lê-lo em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Camila,
    Não dei atenção a esse livro quando vi a divulgação do lançamento, é o que dá julgar um livro pela capa haha
    Que grata surpresa esse livro é! Uma trama complexa e detalhista, que nem vemos as 490 páginas passar de tão eletrizante é a leitura. A história é bem diferente mesmo, um thriller de ficção cientifica original, com muitas intrigas, mistérios e revelações que tornam a leitura viciante. Adoro personagens como o Kovacs, um homem sarcástico e que diverte com suas tiradas de humor negro.
    Vou ficar de olha na série adaptada ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Há muito tempo eu quero esse livro e fiquei muito feliz de finalmente ter sido lançado aqui e ter o reconhecimento que merece virando uma série da Netflix que não vejo a hora de estrear.
    Essa ficção apesar de diferente pode sim virar realidade um dia quando o mundo se desenvolver mais, isso do "morto" já estar vivo e mesmo assim ter que investigar quem mandou ele morrer é incrível, mesmo apresentando um novo mundo, com novas formas de agir e viver, o autor consegue não deixar a leitura chata ou didática demais, mantendo um ritmo e construindo bem os personagens, concordo que a capa deveria ser mais chamativa, mas os leitores de um bom livro vão saber mesmo assim e comprar essa obra tão importante e atual.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook