Meio Mundo - Mar Despedaçado #02

Autor: Joe Abercrombie
Título original: Half the World
Tradução: Alves Calado
Série: Mar Despedaçado
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Onde encontrar: AmazonBr | Submarino | Livraria Cultura
 
| Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro |

Sinopse: Thorn Bathu não é uma garota comum. Mesmo tendo sido criada numa sociedade machista, ela vive para lutar e treina arduamente há anos. Porém, após uma fatalidade, ela é declarada assassina pelo mesmo mestre de armas que deveria prepará-la para as batalhas. Para fugir à sentença de morte, Thorn se vê obrigada a participar de um esquema do ardiloso pai Yarvi, ministro de Gettland. Ao lado dela se encontra Brand, um guerreiro que odeia matar, mas encara a jornada como uma chance de sustentar a irmã e conquistar o respeito de seu povo. A missão dos dois é cruzar meio mundo a bordo de um navio e buscar aliados contra o Rei Supremo, que pretende subjugar todo o Mar Despedaçado. É uma viagem desafiadora, em que Brand precisa provar seu valor e Thorn fará o necessário para honrar a memória do pai e se tornar uma verdadeira guerreira. Guiando os personagens por caminhos tortuosos em busca de amadurecimento e redenção, Joe Abercrombie mais uma vez nos maravilha com uma história grandiosa, que se sustenta sozinha por seu vigor, mas também dá continuidade à saga de Gettland e Yarvi. Finalista do prêmio Locus, Meio Mundo deixará o leitor na expectativa do desfecho desta série épica.

Olá leitores e leitoras, neste mês de março, recebemos da Editora Arqueiro o segundo volume da trilogia fantástica de Joe Abercrombie e  voltei ao universo criado por ele em Meio Rei. Neste segundo livro, Meio Mundo, vamos rever os personagens e a imensa trama construída no primeiro volume, e conhecer novos protagonistas também. O livro é narrado através dos olhos de uma jovem assassina, Thorn, e um esforçado rapaz, Brand. Ambos serão uma peça chave rumo ao Meio Mundo que Yarvi terá de percorrer para cumprir seu destino e enfrentar o Rei Supremo. Vamos a resenha!

Em Meio Rei, conhecemos Yarvi, um jovem príncipe que possui uma deficiência em uma das mãos, mas que compensa através de sua inteligência e sua vontade de se tornar ministro, pois não almeja o trono destinado ao irmão mais velho. O destino o leva a muitas aventuras, perigos, assassinatos e ele acaba por se tornar ministro de seu novo rei, até que possa reverter o jogo de poder e formar um exército para combatê-lo. Com isso, buscar novos aliados, novos soldados e compensar sua força física se torna essencial para o jovem Yarvi e seus planos.

Thorn, a assassina
Thorn é uma garota incomum. Durante toda sua vida, ela foi tudo, menos o que esperavam que fosse. Indelicada, não vaidosa, bruta e com desejo de empunhar uma espada e se tornar uma heroína, a jovem era um problema para sua família. Quando estava em treinamento, ela acaba matando acidentalmente um de seus colegas, o que a sentenciaria a morte. Com a ajuda de um jovem honrado e justo chamado Brand, e com a influência do então ministro Yarvi, a garota se livrou de seu cruel destino, mas permanece presa a um juramento de lealdade. Ela e Brand, então, se tornam próximos do ministro e a mercê de seus desejos. O que os levarão a locais inimagináveis, a atravessar mares e meio mundo por ele.
"A lei é mais Mãe Oceano do que Pai Terra, sempre muda. A lei é uma marionete na mão de um titereiro, Brand, ela diz o que eu digo que ela diz."

Thorn e Brand se tornam personagens chave ao longo das páginas deste segundo livro. Yarvi precisa, desesperadamente, de guerreiros e futuros aliados na guerra que pretende travar contra o atual Rei. A garota se tornará então uma de suas melhores guerreiras, e com Brand ao seu lado, formarão uma dupla e tanto ao longo do livro. Sem mais delongas, e spoilers, tudo o que posso dizer é que este livro superou facilmente Meio Rei, em muitos sentidos, mas principalmente, no desenvolvimento da história, e nas reviravoltas e cenas de ação que Joe proporciona aos leitores. Foi um livro de tirar o fôlego, e nem imagino como será o terceiro.

"Não temos muito tempo, e o tempo passado com pena de nós mesmos é um tempo desperdiçado."


Joe Abercrombie se consolida no gênero de fantasia com Meio Mundo, e podemos notar uma narrativa ainda mais fluida e mais confortável em suas descrições e incrementações em seu mundo fantástico, Gettland. Ele conduz muito bem a história, revelando momentos de tensão, reviravoltas e mostrando as crueldades de um mundo em guerra, mantendo o clima de dark fantasy. Gosto muito da escrita deste autor.

Leiam sem medo a obra do autor, e eu mal posso esperar pelo fim da trilogia, com o terceiro livro intitulado Meia Guerra, e o que será do príncipe que se tornou ministro, Yarvin e seus guerreiros. Adorei como a Editora Arqueiro manteve as capas originais, que já se destacam na minha estante, pois as adoro! :)

Até a próxima resenha!








11 comentários :

  1. Oi Camila, li poucas resenhas dos livros lançados até agora dessa trilogia mas o pouco que tenho lido tem me deixado curiosa. Pelo visto os narradores dessa continuação mudam e isso da mais agilidade a trama que superou a do primeiro livro e isso sempre é bom. Vou aguardar o lançamento da continuação e continuar acompanhando de perto resenhas dele pra saber resolver se leio ou não. As capas se destacam realmente e também gostei que a editora as está mantendo :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!
    Já tem um tempo que fantasia tem sido um dos meus principais e favoritos gêneros de leitura, principalmente no cenário nacional, mas confesso que apesar de sempre ver divulgações diversas dessa trilogia, ela não me chamou tanto a atenção de início, talvez por não curtir muito as capas, diferentemente de você, rs, ou mesmo porque o enredo, até então no primeiro livro, não havia me parecido muito promissor ou simplesmente o meu estilo, mas vendo a sua resenha agora já começo a cogitar mudar isso. Admito que fiquei curiosa com o fato do príncipe ter uma deficiência na mão e almejar ser ministro, e ainda mais pela presença da Thorn e do Brand em sua escolta. Parece interessante a leitura mesmo, e vou procurar mais algumas resenhas para ver se dou uma chance ou não, mas a curiosidade, ao menos, sua resenha já suscitou, haha.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Essa já é a segunda resenha que leio desse livro e aaaaaah eu preciso começar a ler logo antes que saia o terceiro!! (espero não ter pego tantos spoilers)

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu tenho o Meio Rei, mas ainda não consegui ler...Preciso correr com minhas leituras, estou adorando resenhas ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Camila, estou querendo muito ler essa trilogia!
    Todo mundo fala tããããão bem e o Joe Abercrombie é tido hoje como um dos maiores escritores atuais de fantasia, né?
    Gostei da protagonista!
    Arqueiro, me adota? Quero ler todos os livros que vocês têm, hahaha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Uau, parece ser um livro cheio de aventuras, e já gostei desta Thorn, ela parece ser uma garota corajosa. A capa tambem é bem bonita e já te chama a atenção. A historia parece daquelas que nos cativam rapidamente. Quem sabe um dia eu leia, quando tiver a oportunidade.

    Visitem meu blog!
    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Preciso comprar o primeiro quero muito ler. Esse esta cheio de acontecimentos, muitos conflitos em relação a guerra, gostei da Thorn por não ser nada do que esperavam dela, isso mostra que ela é forte e decidida.

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila,
    Eu gosto de séries de livros onde o autor trás novos protagonistas a cada livro, mas mantendo a história principal. Isso nos dá uma perspectiva maior tanto da ambientação quanto da história num geral. Achei muito interessante que um dos protagonistas agora é uma mulher, que irá enfrentar muitos desafios para mostrar que pode ser uma ótima guerreira em um mundo dominado por homens e onde o machismo se mostra sempre presente. Joe Abercrombie tem conquistado muitos leitores através desta série, que a cada livro demonstra crescimento na história e uma narrativa mais evolvente.

    ResponderExcluir
  9. O que mais acho diferente neste tipo de gênero é detalhes que ele precisa ter. Essa serie eu torço muito que riqueza de detalhes sejam grande, pois quando livro é relacionada sofre conflitos físicos acho importante esse detalhes. Espero ter oportunidade de acompanhar essa serie algum dia

    ResponderExcluir
  10. Camila!
    Pelo visto a continuação é ainda melhor que o primeiro livro, o que estimula a leitura da série.
    Carregada de aventuras e fortes emoções, deve ser uma leitura bem intensa, onde não conseguiremos respirar um só segundo.
    Fiquei bem interessada.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

  11. Hummmm esse livro deve dar um gostinho de querer se embrenhar neste universo! Hehehe!
    Ainda não li, mas quem sabe eu leia?

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook