#Lançamento e Bate-papo + Mentira Perfeita, Spin-Off de Procura-se Um Marido

Autora: Carina Rissi
Título: Mentira Perfeita
Série: Spin-off de Procura-se um marido
Editora: Verus
Páginas: 461
Onde encontrar: AmazonBr | Saraiva | Submarino

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |
Sinopse: Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a tia teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa — qualquer coisa mesmo! — por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera — e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente...

Carina Rissi demonstra mais uma vez o quão talentosa é ao narrar histórias. Essa resenha será um pouco diferente, porque gostaria de contar para vocês como foi o evento de lançamento + Bate-papo aqui em São Paulo, no último sábado, 30 de abril. Nosso encontro foi na Saraiva do Shopping Center Norte, mediado pela Karina Andrade - fiel companheira de Rissi desde o começo de Perdida. Nossa entrada foi organizada por números, e éramos em mais de 150 carinetes. A autora teve uma entrada triunfal e logo em seguida, nós pudemos começar as nossas perguntas.


Carinetes o/

Temos, sim, esperanças para um filme! Perdida está com planejamentos e orçamentos, em breve, garantiu Carina, teremos mais novidade. Quanto aos livros, nós teremos muitos mais, pois Rissi tem muitos contratos a cumprir com a Verus (e nós não poderíamos estar mais contentes!). Caso vocês já tenham lido Mentira Perfeita, conhecerão Nicolas, o primo de Marcus e Max e um homem incrivelmente interessante; ele será o próximo personagem a ter sua história contada! Será que podemos aguardar novidades para o ano que vem?!

Bom, vamos relembrar um pouco do que foi Procura-se um marido para podermos apreciar a leitura de Mentira Perfeita em sua totalidade! No primeiro livro, conhecemos a história de Alicia e Max, uma jovem baladeira que - após a morte de seu avô - precisará trabalhar para provar que é a herdeira digna do império da Lima e Lima Cosméticos. Max é um excelente funcionário e um homem muito maravilhoso. Juntos, eles formam um dos casais mais engraçados que eu já tive o prazer de ler! Lá, conhecemos Mariana (melhor amiga de Alicia), Marcus (o irmão mais novo), até mesmo temos algumas linhas destinadas à Júlia (nossa técnica de TI).

Falemos agora de nossos narradores, porque sim!, Carina sentiu que essa história precisaria ser contada pelos dois pontos de vista, uma novidade em seus livros, se consideramos suas quatro produções anteriores. Nós temos Marcus, um homem que está redescobrindo os prazeres da vida. Após perder os movimentos das pernas em um acidente aos 18 anos, nosso garoto teve de aprender a viver novamente, adaptando-se a sua nova realidade e buscando novas formas de continuar fazendo aquilo que gosta, mesmo que dependente da cadeira de rodas. Com a ajuda e apoio da família Cassani, Marcus consegue retomar certo controle de sua vida e está correndo atrás de sua autonomia: morar sozinho! No entanto, essa não será uma tarefa fácil, já que seus pais morrem de preocupação.

"- Quem é Marcus?
- O cara mais folgado que eu conheço. E o mais legal também. Boa sorte com ele." Júlia e Amaya, p. 35

A tia de Júlia, Berenice, sofre de um problema no coração. A única solução para isso é um transplante, porém -por enquanto - nenhum órgão ficou disponível. Tia Berê é, em todos os sentidos, a mãe de Júlia para todos os efeitos, pois a criou e educou, quando a "mulher que pariu" Júlia simplesmente sumiu pelo mundo. Por isso, nossa protagonista faz tudo o que pode para cuidar da tia. Jujuba (adoro esse apelido) guarda tudo o que pode, e dedica várias partes do seu dia para cuidar de sua avó. Ela é uma mulher responsável, inteligente e contida, e faz seu trabalho como ninguém! Apesar de estar desenvolvendo o site de vendas da LeL, Júlia consegue um tempinho para fazer um favor a Amaya. E é nesse dia que ela conhece Marcus, enfrentando um problema com um sistema.

"- Quer que eu dê uma olhada? Sou programadora.
- Você faz programa, é?" Júlia e Marcus, p. 38

Em um dia normal, ela não teria paciência para lidar com piadinhas como essa. Porém, esse não seria um dia normal, pois ela está completamente sobrecarregada. Ela acabara de mentir para sua tia. Mas, veja bem, ela tinha um motivo! Ao ver sua tia na emergência de um hospital, ela aceitaria qualquer coisa para tirá-la de lá. Por isso, quando Dênis, seu melhor amigo, começa a inventar algumas inverdades para acalmar os ânimos de tia Berê, Júlia simplesmente continua, criando o namorado perfeito. Entendam: Jujuba sempre foi uma workahoolic e tia Berê, uma fiel leitora e telespectadora de romances, portanto tinha muito medo de que a filha acabasse sozinha.

"O que importava agora era manter a minha tia estável e calma. Todo o restante se ajeitaria depois. Uma mentirinha de nada não podia ter consequências tão graves assim." Júlia, p. 21

No entanto, depois dessa novidade, o quadro de tia Berê melhora milagrosamente. Por isso, Júlia agora tem o dever de encontrar o namorado perfeito, quase um noivo e apresentá-lo para a tia. Porque traumatizar a tia dizendo que era tudo uma mentira, poderia piorar seu quadro. E Júlia não iria arriscar. Portanto, uma ida ao bar é o que ela precisa para estudar todas as possibilidades. Uma que ela não estava considerando, mas que Marcus teve o prazer de propor foi: em troca de seu apoio como namorado perfeito, ela seria a cuidadora que os pais exigiram para que permitissem que ele fosse morar sozinho. A ideia soa tão absurda que não é que dá certo?

"- Não sei se você está completamente bêbada ou se é a pessoa mais tapada que eu já conheci.
- Meu QI é 140.
- Às vezes as pessoas mais inteligentes são as mais tapadas." Marcus e Júlia, p. 65

A história desses dois será intensa. Com uma pegada muito mais emotiva e reflexiva, Mentira Perfeita me fez rir, mas não me fez chorar. Adorei as questões sociais que Carina levantou, usando a literatura - seu trabalho e sua vocação - para fazer com que pensemos sobre questões essenciais como: cidadania, acessibilidade, honestidade, doenças físicas e mentais, abuso sexual entre outros temas "polêmicos". Gostaria de destacas dois pontos e depois explicar porque não dei cinco livrinhos para Mentira Perfeita.

O primeiro ponto é que o protagonista de Carina é um paraplégico. Ele sofreu um acidente de moto e depende da cadeira há mais de três anos. Nesse período, o apoio familiar foi essencial para sua reestruturação. Marcus pratica esportes, voltou a estudar e a trabalhar, está desenvolvendo um projeto de game, enfim, ele tem muitas chances de conseguir superar a fratura na coluna. Porém, como é comum nessas situações, a esperança é um bichinho que sussurra constantemente em seus ouvidos. Mas e se essas esperanças fossem bruscamente arrancadas de você? Como uma pessoa reagiria?
"Era por isso que eu me dedicara tanto às sessões de fisioterapia no último ano. Porque as dores nas pernas e nos pés, muitas vezes insuportáveis, dizia que ainda havia uma chance. E era a isso que eu me agarrava. Eu voltaria a andar, e então poderia voltar a sonhar." Marcus, p. 31

Carina comentou em uma de suas respostas que colocar essas questões em um livro, para ela, eram essenciais. A literatura está aí para nos fazer pensar, refletir e evoluir. Trazer a tona essas realidades da vida sexual, por exemplo, de um paraplégico é super importante para quebrar tabus, afinal, o desconhecido nos traz medo e o medo gera a violência e a ignorância. Por isso, fico muito orgulhosa de dizer que Carina é, sem sombra de dúvidas, uma autora talentosíssima.

Outro ponto que eu achei maravilhoso estar no livro é o feminismo. Todas as protagonistas de Carina são fortes, independentes e maduras, porém - como já vimos - Rissi é lida por muitas garotas, de diferentes idades e realidades. Numa cena fortíssima, na qual Júlia é perseguida por um psicopata no cinema, vemos como Marcus ajuda a garota contida a lidar com essa situação.

"- Não foi culpa sua. Jamais seria sua culpa.
- O vestido é meio curto...
- Seu vestido não é curto! Ainda que fosse, mesmo se você estivesse pelada, não seria sua culpa! Aquele monte de lixo doente! Não. Foi Sua. Culpa. Repete isso, Júlia." Marcus e Júlia, p. 208

Júlia e Marcus são lindos juntos, porém muitas questões precisam ser resolvidas para que eles fiquem realmente juntos. Mentiras, apesar de serem o caminho mais fácil, nunca são perfeitas. E é por isso, que eu dei quatro livrinhos. O desfecho e o protótipo de vilã que temos nesse livro não é, nem de longe, tão complexo quanto Procura-se um marido. Não gostei da forma como a personagem foi sendo explicada, ainda mais o final dado a ela. Não chorei como nos outros livros. Nem mesmo cheguei perto disso, mas eu ri e corei. Acho importante deixar essas considerações aqui. Carina, meu livro preferido continua sendo Destinado. E eu espero que você possa continuar vivendo de livros. Não consigo imaginar um sonho maior!









Carina e eu! sz'

Seção das Quotes

"Eu me inclinei e peguei a pasta do chão. Tudo bem, não havia motivo para pânico só porque ela tinha ficado louca e contratado... relanceei as páginas... uma dúzia de pombas? Leques personalizados para as convidadas? Um...
- Um cupido de dois metros de altura esculpido em gelo?
Tudo bem. Sem pânico." Júlia, p. 44

"- Eu acho que isso é um grande erro.
- Comer nunca é um erro, Júlia. Ainda mais se a comida for boa, e eu espero que seja, porque estou faminto." Júlia e Marcus, p. 82

"- Aprenda uma coisa, Marcus. Nunca me desafie. eu sempre vou aceitar." Júlia, p. 93

"- Se você colocar a língua na minha boca, vai acabar sem ela.
- Não acho que um espetáculo com a língua seja o que a sua tia quer." Júlia e Marcus, p. 126

"- Meus pais devem aparecer no fim da tarde.
- E o que eu devo vestir?
- Minissaia branca e camisa justa, com os primeiros botões abertos, seria o ideal.
- Nem nos seus sonhos.
- Nos meus sonhos você não usaria nada, Pin." Marcus e Júlia, p. 181

"- Marcus, eu não posso. Alguém vai ver a gente e...
- Então vai logo, Pin.
- Não! Vão acabar ficando bravos com a gente e nunca mais vão te deixar usar a scooter!
-Meu Deus, mulher, você pensa demais!" Júlia e Marcus, p. 254

"- Você precisa parar. Você tem que parar. Porque eu não vou. Eu te quero tanto, mas tanto, que tudo me dói, Júlia." Marcus, p. 293

"Por favor, Deus. Não brinque comigo agora." Marcus, p. 445




Continue escrevendo, sua linda!


Autógrafo *o*

17 comentários :

  1. Ooi!
    Amo a Carina Rissi, me encantei com sua escrita desde que li perdida, há um bom tempo. Não paro de ouvir comentários positivos sobre a nova obra da autora. Espero que esse filme saía logo, imagina ver meu otp na telona dos cinemaa? Haha
    amei os quotes, aumentou ainda mais a vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Essa autora é mesmo incrível!! suas estórias conquistaram muitos fãs e pelo que vejo só aumenta a cada dia.
    Esse livro é muito aguardado por mim. Fiquei muito feliz por saber desse lançamento pois amei Procurá-se Um Marido.
    O fato desse livro ter a história mais intensa e reflexiva é um ponto positivo pra mim.
    Adoro a construção de suas mocinhas fortes, maduras e independentes. Acho que isso é o que mais me agrada nas leituras da autora :-)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai? Eu ainda não li esse livro mas já li Procura-se um marido que é excelente e claro, os outros livro da autora. Carina é um talento e tanto e por isso que adoro todas as narrativas dela! Adorei a resenha e o bate-papo, ela parece ser muito legal!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  4. Olá Izabela,nosssaaaa,eu estou megaaaaa ansiosa para ler algum livro dessa autora,pois só vejo elogios quanto á ela!!!

    Confesso que ainda não comecei por que,quando deu aquele "bum" da autora com "Perdida" eu acabei não lendo a trilogia,por que o tema viagem no tempo realmente não é minha praia,e olha que já li vários assim e por mais que fossem de boas autoras eu não gostei :/ Então deixei passar essa trilogia tão aclamada....

    Só que esses dias vi um resenha do livro "Procura-se um Marido" e fiquei seca para ler,pois aí sim faz mais meu estilo,ainda mais que os protagonistas vivem em pÉ de guerra,mas no fundo se amam,adorooo histórias assim!! E mesmo sem o ter lido,fiquei super animada que o próximo livro da sÉrie seria com uma protagonista que apareceu nesse livro,pois o legal de séries com casais diferentes é que você jÁ o conhece no livro anterior e fica mega ansiosa pelo seu livro,então tenho fortes impressões que vou gostar bastante da sÉrie *--*

    Awnn,esse livro "Mentira Perfeita" ainda não tinha visto uma resenha tão boa como a sua!!

    Estou super ansiosa para conhecer o mocinho paraplégico,pois em livros contemporâneos nunca li,então quero ver como a autora vai tratar essa questão,relacionando com o romance...Mas pelo que você falou ela descreveu muito bem :)

    Fico mais feliz ainda de saber que nesse livro têm o ponto de vista de ambos os protagonistas,pois acho que isso deixa o livro mais dinâmico e interessante!

    Ah,legal você citar os motivos que não o fizeram ganhar 5 estrelas,pois sempre temos que ser sinceros não?! ;)

    No mais,amei sua resenha,amei a capa desse livro,estou doida para lê-lo e ter na minha estante *--*

    PS: Fiquei aqui admirada com as fotos desse evento...deve ter sido muito legal mesmo,adorei saber como foi =D

    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Ah, gente, a Carina Rissi é uma fofaaaaaaa!
    Entrevistei ela no ano passado para a revista que eu trabalhava e ela foi um doce de maracujá! <3
    Eu que já era fã, fiquei mais ainda.
    E ainda por cima deu o meu livro para ela, hahaha.

    Estou doida para ler Mentira Perfeita, ainda mais porque Procura-se Um Marido foi o primeiro livro dela que eu li e me apaixonei.
    Aí logo depois me encontrei com Perdida e aí eu já estava fãzoca demais.
    Eu imaginei que o Marcus era o irmão do Max, mas eu não lembrava o nome dele e fiquei na dúvida.
    Adorei saber que é ele! Eu lembro que ele era muito engraçado e cheio de tiradinhas para cima da Alicia, haha.
    Adoro as personagens femininas da Carina mesmo, elas sempre são fortes e cheias de opinião, com nenhum mimimi.
    Não vejo a hora de ler esse lançamento.
    <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi :)
    Nunca li nada da Carina Rissi pois achei que os livros dela não me agradaria por ser muito meloso, porém lendo a resenha de Mentira Perfeita eu fiquei com muita vontade de lê-lo. Parece o tipo de livro leve e que você lê em uma sentada. Já quero saber o final da estória da Júlia com o Marcus. Vou procurar também saber mais a respeito das outras obras dela. Esse evento deve ter sido maravilhoso, amei as fotos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que post bacana, adoro a Carina, li procura-se um marido e gostei,dei muitas risadas e me emocionei, gostei do Marcus ele é uma figura e hilário, legal agora ter um livro em que ele é o protagonista, espero me divertir muito com esse casal. Mas meu preferido ainda é Perdida kkk. Quero muito um dia conhecer a Carina e ter um livro autografado, que bom que você conseguiu.

    ResponderExcluir
  8. Iza, quero muito ler esse livro. Demais mesmo. Tenho livros da Carina parados na minha estante (nunca li a autora, mesmo sabendo quão boa é...enfim) Irei comprar este e acredito que será o primeiro. xD

    ResponderExcluir
  9. Enquanto eu estou aqui apenas esperando o meu exemplar, você ganhou um autografado ! que honra, queria muito ir no evento

    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Ai que lindo post.
    Amo demais o trabalho da Carina Rissi e já vi ela 2x em eventos.
    Ela participou da bienal e tb tenho o meu Mentira Perfeita autografado, uhhuuu!!!
    Muito bom relembrar de Procura-se um Marido, acho que vou ler de novo só pra poder iniciar o spin off depois.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Acreditem ou não, nunca li um livro de Carina Rissi, e não sei nem dizer os motivos... mas esse me interessou muito, tipo, eu preciso ler ele!! com certeza estará na lista de leituras próximas! Obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
  12. Comecei a ler Carina Rissi esse ano e já estou completamente apaixonada por essa mulher! Já comprei e li Mentira perfeita, estou só esperando o dia do evento dela aqui no Rio de Janeiro para poder conhecê-la 💙

    ResponderExcluir
  13. Adoro a Carina Rissi. ''Perdida'' foi o primeiro livro que li dela, indico a leitura para todo mundo. Ainda preciso ler '' Procura-se um marido'', estou super ansiosa, pois quero ler também ''Mentira Perfeita''. O livro resenhado parece ser bem divertido e reflexivo, espero gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  14. Já li tantos elogios para a autora ,mas até hj ainda não li nada dela ,apesar de ter muito interesse .
    Acho as capas de todos os livros lindas ,mas essa acho q foi a que eu menos curti ...
    Adorei a resenha ,o livro parece muito bom .

    ResponderExcluir
  15. nossa!!! que inveja!!!
    ainda não li nenhum livro da carina, mas estou super curiosa para ler. deve ter sido um evento muito legal!!! eu sou louca para participar de um bate papo com o autor =)
    adorei a resenha, essa de achar um marido de mentira p poder acalmar a tia deve render várias situações, só tenho medo pq o livro é narrado em duas pessoas... enfim é coisa minha

    ResponderExcluir
  16. Oie!

    Comprei o livro pela Saraiva e veio autografado. Mas nada se compara a ir ao lançamento, interagir com o autor, ganhar um abraço...Ainda mais sendo a Carina, sempre tão querida.
    Li o livro e gostei da leitura. Divertiu, emocionou, inquietou. Recomendo!

    Beijo

    https://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. A Carina se consagrou justamente por abordar temas tão importantes, como nesse caso a inclusão, com personagens fortes, tramas bem costuradas e conseguindo conquistar os leitores. Li apenas um livro dela e apesar de não ser meu gênero favorito, admirei o trabalho dela e em alguns momentos até cheguei a gostar da estória, ela sabe muito bem usar todos os recursos que possui para criar um romance envolvente e que desperta as atenções, nesse caso faltou mais emoção aparentemente.
    Talvez dê uma chance algum dia, desejo que esse lançamento também seja um sucesso.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook