#Mês da Fantasia: Por Trás dos Livros - J. K. Rowling


Olá leitores e leitoras! No último dia de 2015, vim apresentar para vocês um post muito especial pra mim, que é um pouco da história de uma das autoras que mais admiro, e que me inspirou muito a me tornar uma leitora apaixonada e amante do gênero fantasia: J. K. Rowling. Vamos conhecer um pouco mais de sua história?

A Vida de J. K. Rowling



No dia 31 de Julho de 1965, em Yate, na Inglaterra, nascia Joanne "Jo" Rowling. Joanne nasceu em uma família simples mas muito amorosa. Foi criada ao lado de sua irmã Dianne, pelos pais James e Anne Rowling e os amados avós paternos, Kathleen Rowling e Ernest Arthur Rowling. Os pais da futura escritora de Harry Potter se conheceram na estação King's Cross, em Londres, onde mais tarde seria um dos cenários conhecidos mundialmente por todos os seus leitores.

Jo, Dianne e a mãe, Anne
Quando Jo tinha quatro anos, a família se mudou para Winterbourne, e a garotinha passou a frequentar uma escola de prestígio. Dizem que o diretor deste colégio inspirou Jo a criar Alvo Dumbledore, bem como seus vizinhos, os Potter, podem ter inspirado o sobrenome de Harry.
Desde criança, foi incentivada pela família a ler e escrever suas próprias histórias, pelas quais já tinha grande paixão. Em 1971, aos seis anos, Joanne escreveu sua primeira história, que chamou de Rabbit, a história de um coelho. E este foi apenas seu tímido começo.

Em meio a várias mudanças de colégios ao longo de sua vida, a jovem se destacava na leitura e na escrita, se mostrando uma aluna inteligente, mas ainda sofria com a falta de compreensão de alguns professores e não era considerada a melhor aluna. Mesmo assim, não se intimidou e sempre cumpriu as atividades. Na escola secundária de Wyedan, conheceu um amigo que marcaria sua vida, Sean Harris, e a ele foi dedicado o segundo livro de Harry Potter, bem como muito da personalidade de Rony Weasley. Ele também era dono de um Ford Anglia, utilizado no segundo livro por Rony e Harry.

Nesta mesma época, a futura escritora recebia uma notícia muito triste: sua mãe foi diagnosticada com esclerose múltipla. A doença, que é degenerativa, abalou Anne Rowling ao longo dos anos e consequentemente suas filhas e marido. Foi um período difícil para Jo.

O Início de Harry Potter 


Ao terminar o colégio, Joanne foi rejeitada em Oxford, onde sonhava em estudar Inglês, mas resolveu seguir os planos de seus pais e estudar francês e  linguas clássicas na Universidade de Exeter. Formou-se em 1987 e em 1990 resolveu mudar-se para Manchester com o namorado da época. Mesmo não sendo uma decisão muito certa em sua vida, foi neste período, nas viagens de trem entre Londres e Manchester, que ela começou a criar o mundo de Harry Potter em sua mente ávida pela escrita. Jo escrevia, e aos poucos montava a história de um bruxinho que iria para uma escola de magia, onde viveria grandes desafios. Seus primeiros esboços, escritos neste ano, eram guardados em uma caixa de sapato e mantidos em segredo de todos. Harry era apenas seu.
"A ideia de Harry Potter surgiu de repente em minha mente [...] e nenhuma outra ideia tinha me animado tanto quanto essa. " - J.K.Rowling.

Ao fim de 1990, Anne Rowling, mãe de Jo e Dianne não resiste a doença e vêm a falecer precocemente, após dez longos anos de luta. Com a morte da mãe, a escritora sofreu muito e se arrepende de não ter compartilhado com ela suas primeiras idéias de Harry Potter. Mas, com o luto, veio a profundidade na escrita.  Jo declarou que passou a compreender melhor as dores de seu protagonista, e o sentimento de perda que seria desenvolvido futuramente no personagem.

"Foi um momento terrível. Meu pai, Di e eu estávamos arrasados; Ela só tinha 45 anos e nunca imaginamos, provavelmente por não gostar nem de pensar na ideia, que ela poderia morrer tão jovem. Lembro-me de sentir [...] uma verdadeira dor no coração." - J.K.Rowling.

O Casamento e a Primeira Filha


Em 1991, Joanne recebe uma oferta para lecionar Inglês em Portugal e então muda-se da Inglaterra. Sua vida em Porto ia muito bem, e não poderia estar melhor quando conheceu um jovem estudante em um bar. Seu nome era Jorge Arantes, e eles se apaixonaram perdidamente. Logo os dois passaram a morar juntos e em 1992 se casaram. A jovem engravidara uma primeira vez, mas sofreu um aborto espontâneo, e meses depois, engravidou de sua primeira filha, Jessica Isabel Rowling. A menina nasceu dia 27 de Julho de 1993, em meio a um casamento já conturbado.
Jorge não era um bom marido e em uma das piores brigas do casal, agrediu Joanne e ameaçou a filha, ainda um bebê. Neste momento, a jovem Jo pegou sua pequena Jessica e resolveu ir embora, retornando ao seu país natal.

As Dificuldades e a Escrita no Café


Ao voltar para a Inglaterra, a futura escritora se hospeda na casa da irmã, em Edimburgo, onde vive também seu pai, agora casado novamente. E é aí que as coisas começam a ficar difíceis para ela.
Jorge Arantes tenta ter acesso a filha, e através da justiça é impedido pela ex mulher. Ele nunca ajudou Jo em nenhum momento. Sem conseguir emprego, veio a falta de dinheiro. Não queria ser um peso para a irmã e logo decidiu tentar morar sozinha com a filha. Pediu arduamente auxílio do governo e com a ajuda de Sean Harris, seu amigo de longa data, conseguiu mudar-se para um pequeno apartamento no bairro de Leith. Mesmo assim, a vida era difícil. Se conseguisse um emprego, perderia a ajuda do governo, e por muito tempo foi obrigada a viver com o mínimo. Sentia-se humilhada e teve um início de depressão. Jo parecia perdida.

"Eu desejei mais que qualquer coisa no mundo, ser uma escritora."

Conforme o tempo foi passando, sua vontade de voltar a escrever Harry Potter e seguir com seus planos para o bruxinho aumenta, e a escritora alterna os dias entre o bar do cunhado, "Nicolson's" e o café "The Elephant House", por onde também passeava com a filha no carrinho. Enquanto a pequena Jessica dormia, ela escrevia seus livros e anotações, regada a um bom e estimulante café. E sua vida daria uma guinada, esta chamada de Harry Potter.

Um dos locais onde J.K escreveu Harry Potter


Harry Potter e a Pedra Filosofal


Primeira Edição publicada, em 1997, autografada.
Alguns meses depois, após conseguir um bom emprego e melhorar de vida, Jo, incentivada pela irmã Dianne, sua primeira leitora, passou então a procurar agentes para tentar a publicação de seu primeiro livro. Não seria fácil, mas ela estava decidida.
Muitas recusas depois, seu manuscrito foi parar nas mãos de Barry Cunningham, na época coordenador de uma área infantil recém-criada, na editora Bloomsbury. Barry decidiu publicar seu livro com uma pequena tiragem de quinhentos exemplares, sendo trezentos para bibliotecas. O ano era 1997.

Pelo primeiro volume de Harry Potter, Jo recebeu 2.500 libras e foi instruída a usar seu nome através de um pseudônimo, mantendo seu gênero em anonimato, pois autoras mulheres poderiam gerar preconceito da parte dos meninos leitores (absurdo!) e prejudicar as vendas. Então Joanne decidiu-se por J. K. Rowling, onde o K viria do nome de sua avó paterna, Kathleen. E nascia uma lenda.

Ninguém, nem mesmo ela, imaginava o sucesso que seus livros atingiriam. Não somente na Inglaterra, como no mundo. E ela foi a primeira autora a se tornar bilionária.

O Sucesso e o Eterno Bruxinho



Após ser publicado na Inglaterra, Harry Potter teve seus direitos adquiridos por uma editora americana, a Scholastic, e desde então foi traduzido para quarenta e seis idiomas. A febre se espalhou. Harry Potter se tornou um ícone de uma geração.
Sete livros, publicados entre 1997 e 2007, oito filmes, dois parques e muitos bilhões de dólares e libras depois, a história do bruxinho orfão, que foi estudar na Escola de Magia de Hogwarts, onde encontrou um lar, conheceu amigos incríveis e lutou contra um temido vilão, ainda toca os corações de muitos leitores, diariamente. E tocará por décadas. Tocará para sempre.

Confira nossas resenhas de Harry Potter aqui.


A Vida Pós Harry Potter


J.K.Rowling, após atingir o sucesso, casou-se novamente em 2001 com o anestesista Neil Murray, com quem está casada até hoje, e teve mais dois filhos: David Gordon Rowling e Mackenzie Jean Rowling.
Joanne dedicou-se a causas sociais, doações e também a causas relacionadas à doença esclerose múltipla, que tirou a vida de Anne, sua mãe.

Ela nunca deixou de escrever, e além da saga do bruxinho, publicou mais livros, entre eles: Quadribol Através dos Séculos, Animais Fantásticos e Onde Habitam, Os Contos de Beedle, o Bardo. Fora do mundo de Harry Potter, publicou Morte Súbita, O Chamado do Cuco e O Bicho-da-Seda, com o pseudônimo de Robert Galbraith, e possui futuras publicações já escritas.
Além dos livros, J. K está desenvolvendo o roteiro do filme "Animais Fantásticos e Onde Habitam", que será adaptado às telonas em 2016.

Hoje, vive uma vida tranquila ao lado do marido e dos três filhos, em uma bela casa, na Escócia.

Curiosidades


  •  Em Junho de 2000, Joanne foi nomeada pela Rainha Elizabeth como Officer of the British Empire, tornando-se Lady J. K. Rowling;
  •  Em Fevereiro de 2009, ela recebeu de Nicolas Sarkozy, presidente da França, a insígnia de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra;
  • Em 2001, ganhou o prêmio Hugo de Melhor Romance, com Harry Potter e o Cálice de Fogo;
  • No início de 2011 foi lançado um filme não-autorizado sobre a vida da autora (está disponível no Netflix);
  • Quando tinha 8 anos, J. K. Rowling brincava com Ian e Vikki Potter, seus vizinhos. Eles gostavam de se vestir de bruxos e fazer feitiços de mentirinha. Não é à toa que, provavelmente, acabaram dando o sobrenome ao Harry;
  • Ela teve sua história rejeitada 12 vezes (!) até que a Editora Bloomsbury decidiu publicá-la; 
  • O motorista e o condutor do Nôitibus levaram os nomes dos avós de Jo, Ernie e Stanley;
  • Joanne e seu protagonista, Harry, fazem aniversário na mesma data, 31 de Julho.


Espero que tenham gostado do post e conhecido um pouco mais da vida desta autora fantástica. Já estão participando do Sorteio do box de Harry Potter?
Foi nosso último post do ano de 2015 e do Mês da Fantasia e nós temos  muito a agradecer por este ano de 
crescimento do blog. Estamos muito felizes com as visitas e comentários, e nos dedicamos todos os dias para fornecer um conteúdo interessante, original, sem spoilers (hahaha) e que agregue valor às suas vidas, leitores!

Obrigada em nome de nós quatro por 2015.
Estaremos juntos em 2016. Que venham bons livros!
Feliz Ano Novo, leitores(as) e amigos(as) blogueiros. Muita paz, muita saúde, muito amor e muitas alegrias para todos nós!



19 comentários :

  1. Harry Potter ,acho que sou fã desde que me entendo por gente u.u
    Adorei o post ,adorei saber um pouco mais sobre a vida de uma das minha escritoras favoritas .

    ResponderExcluir
  2. É tão bom conhecer mais sobre essa autora que admiro,já sabia de alguns altos e baixos de sua vida,alcançou o sucesso que merecia!

    ResponderExcluir
  3. Ter suas história rejeitadas tantas vezes e depois de publicada ter a ascensão que teve... É mesmo surpreendente. confesso que não li os livros mas assisti aos filmes e gostei bastante. Ótimo post Caah, não fazia ideia de todas as adversidades que J. K. Rowling precisou passar pra chegar aonde chegou. Ela certamente mais que merece tudo o que está alcançando, afinal ela é brilhante.

    ResponderExcluir
  4. Que J.K.Rowling é uma escritora exuberante, isso não podemos discordar. As dificuldades que ela enfrentou só a fez dar mais forças para não desistir. Um grande exemplo para muitas pessoas. E o sucesso que suas obras conquistaram é sem sombra de dúvidas, algo de se ficar impressionado.
    Amei conhecer um pouco de sua história. Uma mestra em livros de fantasia.
    Bjs e feliz ano novo!!

    ResponderExcluir
  5. Sou fã da J. K. e de Harry Potter também, sem dúvidas é a minha saga preferida. J. K. enfrentou mts coisas, o q mais me deixa feliz é saber q agora todas as editoras que a rejeitaram estão vendo seu sucesso, ela é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  6. Eu li e me emocionei e vou pegar um HP para ler. Amo essa história e tudo sobre ela para mim é mágico. Adorei o texto. Parabéns.
    Apesar de ser por Harry Potter não leio muitas curiosidades então teve bastante novidades para mim, inclusive sempre achei que a ideia tinha vindo numa viagem para Portugal...kkk

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila,
    Não conhecia nada da autora além de seus livros. Imagino que todos os autores passem dificuldades, mas não imaginei que ela passou tanto assim. Acho que agora as 12 editoras devem estar se matando por não terem adquirido os livros dela :P Realmente ela é um ícone, li os livros logo no inicio quando lançaram mesmo. E digo com certeza de causa que ela incentivou a leitura em muitos jovens. A maioria dos que conheço hoje começou com ele. Eu comecei a gostar e ler com ele.
    Bjs e Feliz 2016

    ResponderExcluir
  8. ADOREI!!! Toda linda... é só isso que me vem na cabeça agora depois de ler este post.

    Ah! Mas eu vim aqui te contar uma coisa; a Caah foi a ganhadora do sorteio COMENTÁRIO PREMIADO de Dezembro:

    http://topensandoemler.blogspot.com.br/2016/01/resultado-comentario-premiado-dezembro.html

    Por favor amore, me envie seu endereço por email ( aletapias@hotmail.com ) pra eu enviar o seu pacotinho de mimos, rs.

    Muito obrigada por participar ;)

    Bjksssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Feliz ano novo para toda a equipe do blog, repleta de saúde, paz, muitos livros e leituras. Adorei esse post, tinha muitas coisas sobre a autora que não sabia e que vida sofrida ela teve. Que bom que seus pais a incentivaram a ler desde cedo. Assim temos o prazer de ler as maravilhas que ela escreve. E parabéns a ela por não ter desistido ( das doze rejeições) e insistiu até que conseguiu publicar seu primeiro livro.

    ResponderExcluir
  10. J. K. mesmo com seus livros posteriores a HP sendo bons, sempre vai ser vista como a escritora de Harry, quanta coisa não sabia, inclusive esse tanto de honra, méritos que conquistou com a popularidade de sua obra. Inclusive vou procurar esse filme aqui de sua vida, que não sabia que existia. É isso Lady J. K. hahah
    Fui...

    ResponderExcluir
  11. Adorei os post e também conhecer um pouco sobre a historia de uma das minha autoras de fantasia preferidas! Algumas da curiosidades eu já sabia como ela e Harry Potter fazerem aniversário na mesma data, já outras fiquei surpresa em saber.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adorei saber mais sobre a vida da J.K.Rowling não sabia que ela tinha passado por tantas dificuldade ao longo da vida, mais é muito legal ver como Harry Potter tem inspirações na vida dela e gostei muito das curiosidades !!

    ResponderExcluir
  13. Como não amar J.K. Rowling? É guerreira, batalhadora e não abandonou seu sonho mesmo diante da dificuldade, além de escrever livros maravilhosos é um ser humano incrível, um exemplo de perseverança e coragem...

    ResponderExcluir
  14. Amei demais tua resenha...assistir o filme sobre a vida dela e claro não era tão rico em detalhes quanto a tua resenha. Esse mulher é um ser maravilhoso que admiro e respeito muito. Li todos os livros do Harry Potter e também assistir os filmes. Obrigada pela resenha.Bjs.

    ResponderExcluir
  15. A sua resenha esta demais, adorei!
    Harry Potter é minha paixão. J.K. mesmo depois de tantos problemas conseguiu realizar seus sonhos, penso nela todas as vezes que penso em desistir dos meus, tudo pode estar dando errado naquele momento mais pode ser que daqui a segundo, minutos, horas ou anos dê certo!

    ResponderExcluir
  16. Amo Harry Potter. Adorei conhecer mais sobre a vida desta grande autora! ♥

    ResponderExcluir
  17. Musa inspiradora, me mostrou um mundo de possibilidades e foi o que me ajudou a amar leitura!

    ResponderExcluir
  18. Me emocionei aqui. Sabia que a autora havia passado por um período difícil na vida mas, lendo sobre os detalhes e tudo que ela teve que superar, me senti pequenina perante essa grande mulher.
    Acho que me tornei um pouco mais fã e espero um dia conseguir mostrar um pouco da coragem que ela teve.

    ResponderExcluir
  19. Amei conhecer mais sobre ela, e estou ansiosa para o lançamento do filme.
    Li apenas ate o terceiro livro e foi no ano passado e adorei, pretendo continuar a leitura esse ano.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook