#Mês da Fantasia: O Ladrão de Raios - PJ #1


Autor: Rick Riordan 
Título Original: The Lightning Thief
Tradução: Ricardo Goveia
Série: Percy Jackson
Editora: Intrínseca 
Páginas: 400
Onde Encontrar: Saraiva | Extra | AmazonBR
Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios, esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Eu já havia lido esses livros quando eu tinha uns 14 anos. E eu lembro que gostei bastante, dei risada e tudo o mais. Só que por algum motivo, eu parei de lê-los e me esqueci basicamente de tudo o que aconteceu. Então, enquanto eu decidia quais livros iria resenhar, me lembrei na hora da minha história inacabada com Percy Jackson. Na Black Friday aproveitei e comprei o box (o que tem as capas ligadas) lindo que eu tanto admirava nas livrarias. 

Quando ele chegou em casa, a primeira coisa que fiz foi testar o ligamento das imagens na capa. Claro que deu tudo certo; as edições da Intrínseca são incríveis, porém não me acostumei ainda com o cheiro do papel, é muito forte. Tirando esse detalhe não encontrei mais nenhum ponto negativo no primeiro volume. Espero que continue assim nos próximos! 

Feitas essas considerações, que tal nos aventurarmos por um mundo incrível? Rick Riordan é um autor sensacional; ele soube juntar história, fantasia e contemporaneidade de uma maneira maestral. Eu me lembrei de todos os motivos pelos quais ri e, com certeza, seguirei fielmente com a série e, claro, trarei as resenhas para vocês!
"Se você é uma criança normal, que está lendo isto porque acha que é ficção, ótimo. Continue lendo. Eu o invejo por ser capaz de acreditar que nada disso aconteceu.
Mas, se você se reconhecer nessas páginas - se sentir alguma coisa emocionante lá dentro -, pare de ler imediatamente. Você pode ser um de nós. E, uma vez que fica sabendo disso, é apenas uma questão de tempo antes que eles também sintam isso, e venha atrás de você.
Não diga que eu não avisei." Percy, p. 9
Percy Jackson é um menino hiperativo de 12 anos. Por conta de seu défict de atenção, não é nem de perto um aluno exemplar. A cada ano, precisa mudar de escola por conta dos eventos estranhos e incompreensíveis que lhe seguem. Sua mãe, Sally, é a pessoa mais adorável, forte e carinhosa existente no planeta, a mãe mais compreensiva. No entanto, o Gabe Cheiroso - o padastro e pessoa mais fedorenta que poderia existir - não combina com a figura equilibrada da mãe. Passar as férias de verão com eles sempre foi muito difícil.

No entanto, há algo de diferente este ano. Na Academia Yancy, nosso jovem protagonista quer que as coisas sejam diferentes. Afinal, ele encontrou um amigo, Grover, e um professor que acredita em seu potencial, Sr. Brunner. Aparentemente, nada poderia dar errado, mas dá e é da forma mais traumatizante possível: Percy descobre que é filho de um deus, ou seja, ele é um meio-sangue. 

E é aqui que eu paro para dar uma contextualizada nesse mundo criado por Riordan. Aqui, os deuses gregos que conhecemos, Zeus, Poseidon, Hades, Atenas, Afrodite, Ares (entre todos os outros) existem e estão bem mais vivos do que nossa história nos deixou pensando. 
"- Morreram? Não. O Ocidente morreu? Os deuses simplesmente se mudaram, para a Alemanha, para a França, para a Espanha, por algum tempo. Aonde quer que a chama brilhasse mais, lá estavam os deuses. Eles passaram vários séculos na Inglaterra. Tudo o que você precisa é olhar para a arquitetura. As pessoas não esquecem os deuses. Em todos os lugares onde reinaram, nos último três mil anos, você pode vê-los em pinturas, em estátuas, nos prédios mais importantes. E sim, Percy, é claro que eles estão nos seus Estados Unidos. [...]. Goste ou não - e acredite, uma porão de gente não gostava muito de Roma também -, os Estados Unidos são agora o coração da chama. São a grande potência do Ocidente. E, portanto, o Olimpo é aqui. E nós estamos aqui." Quíron, p. 81
Muitas coisas estranhas acontecem com Percy. Ao longo dos capítulos (nomeados das maneiras mais sucintas possíveis), nós acompanhamos - graças a uma narração em primeira pessoa - toda a incredulidade que um garoto de 12 anos pode ter. No entanto, nós entramos de cabeça 100% quando percebemos que todas aquelas coisas estavam realmente acontecendo com aquela criança. E nós desejamos que tudo seja verdade e que, talvez, só talvez, algum de nossos pais seja um deus grego há tanto esquecido. 

O destino de um meio-sangue é incerto. Existem lugares em que essas crianças simplesmente não estão seguras, pois monstros sentem o seu cheiro e tentam matá-las. O único lugar que lhes é seguro é o Acampamento Meio-Sangue. Lá os jovens podem treinar combate, honrar suas raízes e entender o mundo de onde vieram. A maioria dos filhos são de deuses como Atenas, Hermes, Ares. Raros são os filhos dos Três Grandes (Zeus, Poseidon e Hades), pois existe um pacto entre eles para não mais vagarem e conceberem entre os seres humanos, pois seus filhos são mais poderosos que os outros semideuses. No entanto, dois desses deuses não cumpriram o acordo. Daí surgiu Percy.

Até chegar na Colina, Percy sofreu muito e enfrentou diversos desafios, a maioria deles... mortais. Como uma criança de apenas 12 anos conseguiu matar o Minotauro? Leiam! Vocês não irão se arrepender! A escrita de Riordan é excepcional. Percy é um jovem irônico, sem papas na língua e irreverente. Seus melhores amigos, Annabeth Chase e Grover Underwood, a filha de Atena e o sátiro, formam uma dupla incrivelmente engraçada: Annabeth, sendo filha de quem é, é o cérebro do trio e Grover é amável e cômico. Juntos, eles viverão aventuras eletrizantes que não deixarão você soltar o livro até ver a profecia sendo completada!
 "Você irá para o oeste e enfrentará o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.
Você será traído por aquele que o chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa." Oráculo, p. 149
É, não será nada fácil para essas crianças encontrarem o que foi roubado, mas eles sabem que possuem um prazo: até o solstício de verão! Caso contrário, haverá guerra entre os três irmãos e o mundo todo sofrerá com isso. Será que eles irão conseguir? Não posso deixar de comentar que os outros personagens apresentados no livro como Clarisse, Sr. D., Luke, são contrastes potentes com as crianças hiperativas do acampamento. Além de ação, o livro também nos leva a uma reflexão importante de nossas ações como seres humanos (por meio da figura dos sátiros, protetores da natureza) e de nossos estúpidos erros como a violência, a destruição e a guerra. 

Portanto, aí está! Percy, Annabeth e Grover partirão para uma viagem louca à Oeste em busca do Raio roubado de Zeus e tentarão não morrer, o que - eu garanto - será muito difícil. Esse livro reserva momentos intensos, muitas risadas e reviravoltas de sacudir o livro. É uma ótima e rápida leitura. Recomendo completamente!






40 comentários :

  1. Oi Izabela!

    Ah, Percy, assim como Harry Potter, faz parte da infância de vários leitores, né? Também li quando tinha meus 14, 15 anos e até que eu me lembro de muita coisa. É bem divertido mesmo, dá para ler em um dia e indico súper para as crianças que estão começando a ler agora.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, com certeza, eu também sou a favor de crianças lendo esses livros! Percy é muito parecido com Harry nesses aspectos (ou seja, prontos para qlq idade!)

      Beijos

      Excluir
  2. Li, Percy Jackson há bons anos e gostei, principalmente do primeiro livro. Hoje quero reler a série, porque lembro muito pouco dela e os últimos livros li por ler (não estava empolgada) e acho que isso fez PJ não me agradar tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, entendo perfeitamente o sentimento que você teve, pois não li o Último Olimpiano. Simplesmente não continuei a série e estou relendo agora, pois lembro que tive nina momentos com os livros'

      Beijos

      Excluir
  3. O filme decepciona um pouco, mas os livros do Percy são muito bons, todo o universo criado a desenvoltura do personagem. Eu acho a escrita do autor muito boa também, a capa desse livro também é um show a parte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao, eu ignoro completamente a existência dos filmes. Eles não são nem um pouco fiéis aos livros. Leia e seja muito feliz, não irá se arrepender!

      Beijos

      Excluir
  4. Nunca li o Percy Jackson,como vi o filme e não gostei,nem fui atrás na época para acompanhar a série(mesmo sabendo que os livros são considerados muuito melhores).
    Parece uma boa dica juvenil,mas tenho mais curiosidade em outros livros do Rick Riordan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen, Riordan está aí para atender a todos os gostos! No entanto, encorajo você a iniciar a leitura! Vale a pena.

      Beijos

      Excluir
  5. Vou começar meu projeto de leitura de Percy Jackson ano que vem e espero gostar da história. eu vi os filmes, mas não achei nada demais, então vou apostar que a história do livro seja mais empolgante!

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são muito melhores! Os filmes não tem nada a ver! Espero que seu projeto de leitura seja excepcional!

      Beijos

      Excluir
  6. Ah Izabela! Agora sim pegou no meu ponto fraco, hehehe. comprei esse box pra minha filha mas quem acabou lendo foi eu, e o que posso dizer? Viciei no tio Rick, adorei os personagens a forma como ele escreve é maravilhosa, realmente me surpreendeu. Percy Jackson se tornou um personagem muito querido, e foi então que descobri que esse é o meu gênero preferido. Depois desse não consegui mais parar. Espero que seja verdade e a Netflix lance a série mesmo. Mal posso esperar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geeeeente, espero muito que tenha a série! (Não sabia dessa notícia, vou pesquisar amanhã!)
      Rick com certeza me fez continuar lendo, então, sempre estará na minha estante! Sua filha já leu? Hahahaha

      Beijos

      Excluir
  7. Bem Izabela!
    Todos os livros do autor são bem escritos e trazem uma fantasia bem elaborada.
    O livro é carregado de ação, mistérios e perigosos, bem a contento para a faixa etária que foi escrito.
    “Desejo de um feliz ano novo todos nós temos, mas fazer o ano novo realmente feliz depende da atitude de cada um de nós.” (João Luis Mastrângelo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, sei como você se sente'
      Apesar de ser para um público alvo infantil, é uma leitura para todas as idades!

      Beijos

      Excluir
  8. Gosto tanto dos livros quanto dos filmes do Percy Jackson, fez parte da minha infância e nao tem como esquecer nesse mês da fantasia né!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto tanto dos filmes, Rita, apesar de assisti-los se estiverem passando. Prefiro mil vezes os livros!

      Beijos

      Excluir
  9. Pelo jeito essa Annabeth é tipo uma Hermione Granger. rs
    Gostei muito da resenha do livro, até porque tenho interesse em ler algum dia, gosto bastante de mitologia grega ainda mais com esse tom cômico no livro, acredito que será uma leitura bem proveitosa.
    Mesmo o livro tendo crianças como protagonistas, o livo em si é para todas as idades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ema, esse sim é um sentimento que permeia os livros de Riordan. (Muito parecido, de fato, com HP).
      Annabeth é a deusa da sabedoria, gente; ela e Hermione seriam grandes amigas hahahaha

      Beijos

      Excluir
  10. Tenho essa série há tanto tempo e nada de ler.

    Agora fiquei com vontade de novo :/ Quero ler siiimmmm!!

    Bjksssss

    Lelê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, Lele. Fico muito feliz!
      Espero que seja uma leitura sensacional!

      Beijos

      Excluir
  11. Já ouvi muitos elogios a série do Rick, inclusive tenho uma amiga que é simplesmente fascinada por ela, mas confesso que ainda não senti o interesse de ler os livros. Eu gosto dos elementos mitológicos que o autor colocou na série, mas tenho um pouco de receio com relação aos personagens, eles me parecem um tanto quanto superficiais. Depois de assistir ao filme isso apenas se confirmou, mas como sei que não posso julgar um livro pela sua adaptação ainda pretendo dar uma chance a série. Achei incrível a ideia das capas que completam-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrini, por favor, desconsidere a existência daquele filme! Os personagens não são superficiais, são divertidos, irônicos, inteligentes e corajosos!
      Dê uma chance a série, sim!
      Mas espere até você achar que é o momento certo! Você saberá qnd ele chegar!

      beijos

      Excluir
  12. Eu sou uma apaixonada por mitologia grega. E ainda não sei porque nunca me interessei em ler a saga de Percy Jackson, já que todos falam tão bem dele, talvez por falta de oportunidade mesmo. Mas eu adorei a resenha, em conhecer mais deste mundo, e ele com certeza vai entrar pra minha lista de desejados. Quem sabe eu consiga ler neste próximo ano, né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, espero que 2016 tenha como meta a leitura de Percy Jackson! É um mundo cheio de mitologia e cultura gregas. Você irá adorar!

      beijos

      Excluir
  13. Eu tinha começado a ler Percy Jackson mas parei, não por não ter gostado da história, mas na época estava sem tempo para ler, mas espero conseguir ler essa série ainda, pois leio muitos comentários positivos sobre a escrita do autor Rick Riordan .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita do Riordan é algo a ser comentado! PJ e os Olimpianos é muito divertido, além de ser muito instrutivo! Espero que você consiga voltar a lê-la e aproveite muito!

      beijos

      Excluir
  14. Também já li essa série ,mas não pude deixar de comprar o box na Black Friday u.u
    To louca pra reler ,é realmente muito bom,e vai ser bom relembrar pq eu me apaixonei por essa série ,hahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez como eu!! Eu tenho ambas as capas e aproveitei a BF pra me dar esse presente *o*
      Espero que se divirta!

      beijos

      Excluir
  15. Oi Izabela!
    Li esse livro a uns 5 anos atrás e esqueci dele tbm rsrs e de continuar a série. Tenho vontade de terminar a séria assim como você, mas sempre acabo passando outros livros na frente e nunca nem começo o livro 2.
    Esse box deve ser lindo, vou até numa livraria para dar uma olhadinha nele :P
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o box ao vivo te anime a retomar a leitura! Quem sabe a resenha do segundo volume não te faça retomá-los? 2016 mal começou!

      beijos

      Excluir
  16. Li e adorei essa série, muito boa. Não sei porque mas gosto de historias com profecias e essa tem, adorei o sátiro dei muitas risadas com ele. Realmente é uma historia com muita ação e aventura e muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, e você continuou com a série ou parou no primeiro volume??
      Eu estou ansiosa pelos próximos volumes e pelas risadas que darei!

      beijos

      Excluir
  17. Oi!
    Também li Percy Jackson a bastante tempo e adorei a serie, os personagens e principalmente a mitologia grega que conheci com essa historia e dei muitas risadas com o livro !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana!
      Percy é muito bom, não? Estou feliz com minha releitura da série!

      beijos

      Excluir
  18. Esse livro foi um dos muitos que fizeram parte da minha infancia.
    Fiz todos os meus sobrinhos lerem ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza, um dos meus planos é fazer com que eles leiam!
      Uma vai fazer 7 e o outro 6 meses.
      Harry Potter também está nessa listinha!

      beijos

      Excluir
  19. Nunca li os livros da saga Percy Jackson e Os Olimpianos, mas tenho muita vontade. Já assisti aos filmes e amei <3
    Pretendo comprar todos juntos, quando tiver uma boa promoção, ah, eu amo demais o fato de os livros envolverem mitologia grega :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, que pena que você perdeu a promoção da Black Friday, o box estava cinquenta reais! Espero que possa achar sua promoção logo! Os livros são muito bons!

      beijos

      Excluir
  20. Olá, Izabela!
    Ler sua resenha me deu uma saudade imensa da saga, e uma vontade enorme de relê-la; mas eu ainda tenho como prioridade terminar a saga Os Heróis do Olimpo, pra enfim começar tudo de novo. Você já leu essa continuação da coleção do Percy? Eu gostei bastante dos dois primeiros volumes, mas no terceiro empaquei. Terminei de ler à muito custo, e mesmo já tendo o quarto e o quinto volume em casa não tenho coragem pra lê-los. Talvez seja pelo fato de eu ter lido os sete livros muito rapidamente, e aí a narrativa do Rick ficou repetitiva pra mim. Vou esperar mais um tempo pra engatar de vez no final =)
    Até mais ^.^

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha, haha ^_^
    Acabei lendo a saga inteira em um mês!
    Amo seu detalhismo, blog excelente <3

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook