#Mês da Fantasia: João & Maria

Autor: Neil Gaiman
Ilustrações: Lorenzo Mattotti
Título original: Hansel & Gretel
Tradução: Augusto Calil
Editora: Intrínseca
Páginas: 56
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria.
Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.

A clássica fábula dos dois irmãos, João e Maria, continua a mesma. O livro apresenta como João acorda no meio da noite e escuta seus pais discutindo sobre a falta de comida e a solução encontrada seria abandonar as crianças na floresta para que pelo menos o casal sobreviva.

João, sabendo o que iria acontecer, pega pedrinhas brancas no riacho e marca todo o caminho de percorrido. Então, quando a noite chega e os dois irmãos percebem que o pai não voltará para buscá-los, eles encontram o caminho de casa seguindo as pedrinhas iluminadas pelo luar.

Mas quando o pai se prepara para levar as crianças novamente à floresta, João não consegue pegar pedrinhas brancas e os dois irmãos, abandonados na escuridão da mata, se perdem em meios aos caminhos sem trilhas. Até que João e Maria encontram uma casa de doces no meio da floresta e a velhinha que morava lá os engana e os aprisiona. A intenção dela é engordar o menino para assá-lo e comê-lo! 

Maria, presa por uma corrente no tornozelo, tem que usar toda a sua inteligência para salvar seu irmão e a si mesma da velha bruxa.

A Velha Bruxa medindo se João já está gordo o suficiente para se comer

O livro de Neil Gaiman foi uma pequena decepção. Eu esperava mais da história além da fábula já conhecida. Ele recontou a mesma história já conhecida sem criar nenhum diferencial ou novidade. Por ser quem é, e por eu já ser uma fã de Gaiman, tinha altas expectativas que infelizmente não foram alcançadas.

As ilustrações de Lorenzo Mattotti também não me agradaram. Acredito que a intenção era criar imagens sombrias para contar uma história que mostra como uma guerra pode deixar um povo faminto a ponto de se abandonar os próprios filhos ou até comer a carne de outro ser humano. Mas não gostei da forma como foram feitos os desenhos com pouca forma e poucos detalhes. Em algumas imagens há mais um fundo preto do que uma ilustração de fato para ser lida.

João e Maria na floresta

O ponto positivo vai para a edição maravilhosa da editora Intrínseca com capa dura e uma diagramação que nos remete aos antigos livros de contos de fada que li quando criança. 
Em resumo, é um livro bom para se perder meia hora do dia. Mas, se deseja conhecer alguma obra de Neil Gaiman pela primeira vez, eu recomendo começar por Stardust (com resenha aqui) que é um dos melhores contos de fada na minha opinião, pelo menos! ;)





23 comentários :

  1. Oi Carolina!

    Nossa, quando eu fiquei sabendo desse livro e que ele seria recontado pelo Neil Gaiman eu fiquei atônita. Quer dizer, o cara é simplesmente foda, né? É uma pena que ele não contou a história de um jeito diferente, acho que entendo completamente sua decepção. Eu gostei das ilustrações e a edição realmente está maravilhosa.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  2. Ganhei João e Maria,está na minha lista de leitura.
    Pena que foi uma decepção pra você,espero gostar da leitura(que será tão rápida,só 56 páginas,já quero mais,rs),também sou fã do Gaiman.
    Já as ilustrações focadas no preto,achei interessantes,deu um estilo diferente e marcante.
    Obs.Stardust é lindo e mágico demais *.*

    ResponderExcluir
  3. A Intrínseca caprichou nessa edição realmente, mas mesmo assim não é um livro que despertou minha curiosidade pra ler. É chato quando se cria expectativas e se decepciona né? Nunca li nenhum livro de Neil Gaiman, só assisti aos filmes Coraline e Stardust e gostei bastante, já adicionei os livros a minha lista. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina tudo bem?
    Uma pena que o livro foi mais do mesmo né? Ainda mais quando a gente gera uma expectativa, mas acontece! Lindo o trabalho de vcs!
    Já estou segundo aqui para voltar mais vezes rs
    Se puder nos seguir tb ok?
    Bjs!
    André
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Carolina!
    Confesso que nunca li nada do autor apesar que sempre escutar coisas boas a respeito dele. Numa me interessei muito pelos livros dele em especial. Fico triste por saber que o livro não surpreende tanto apesar de ser um reconto. Eu tenho ele no kobo e tbm achei as figuras muito escuras e com falta de detalhes.Lógico que um livro de capa dura é sempre um achado, pq as editoras aqui não investem muito nisso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Que pena que você se decepcionou tanto. Ainda mais sendo fã do autor.
    O livro não havia me chamado a atenção desde o início, mas devo dizer que acho as ilustrações muito bonitas, mesmo assim escuras.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Carolina, também tenho uma grande admiração pelos trabalhos de Neil Gaiman e quando soube deste livro fiquei logo interessada e já pensei que se tratava do conto João e Maria contada de uma forma mais sombria e inovada. Não posso negar meu desapontamento quando li sua resenha. Mas a edição está maravilhosa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu não vou sofrer dessa decepção, pois eu quero o livro por causa das ilustrações, rs. Tenho o original e tal, mas esse é tão lindo!!!!1

    Amei a resenha e amei as fotos!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Eu acho a história de João e Maria muito boa, desde quando vi esse livro já fiquei afim de lê-lo, gosto dessa parada de recontar que essa galera tem feito e sem falar na escrita do Gaiman que é sensacional e com ilustrações fica melhor ainda!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol! Não sou muito fã de fantasia como já devo ter comentado em alguma das suas resenhas, mas apesar disso li "O oceano no fim do caminho" do autor. Realmente a edição da Intrínseca chama bastante atenção, mas fico triste por saber que a história não traz nenhuma novidade.. quando li sobre o lançamento imaginei que seria uma releitura.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Lendo a sinopse imaginei que haveria algo diferente na história, bom saber que não. Não que esse fato me decepcionaria, porque gosto do original de João e Maria.xD

    ResponderExcluir
  12. Ahh, que pena que não foi tão bom, achei a edição muito bonita e fiquei curiosa pra saber qual seria o dedo do Neil Gaiman :(

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  13. Carolina!
    Gosto demais das releituras dos contos de fadas e fiquei triste em saber que um autor tão renomado não fez jus a sua escrita, uma pena mesmo.
    “Desejo de um feliz ano novo todos nós temos, mas fazer o ano novo realmente feliz depende da atitude de cada um de nós.” (João Luis Mastrângelo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adoro ler adaptações dos contos de fadas mostrando um lado mais sombrio da história, é realmente uma pena que esse seja apenas mais um livro sobre João e Maria, o autor tem muito potencial para escrever uma história diferente.

    ResponderExcluir
  15. Cara,pode passar o tempo que for que sempre vou amar joão e Maria.
    Sempre foi um dos meus contos favoritos, e agora sabendo que Neil reescreveu e o transformou, adorei!!
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
  16. como eu já conheço de cor e salteado a história de João e Maria, não tenho interesse me ler, talvez eu compre essa edição pois esta bem caprichada, fiquei chateado pois assim como voce eu também pensei que sendo um livro de Neil Gaiman, teria o livro algum diferencial.
    Já li Stardust e gostei muito, foi o primeiro livro do autor e um dos melhores do gênero fantasia que eu já li.

    ResponderExcluir
  17. Que pena que ele não usou elementos para nos surpreender, que acho que é o que todos esperavam. Mas mesmo assim é uma bom conto, acho que por si só vale a leitura, como você bem disse, para ler um pouquinho cada dia, sem maiores pretensões.

    ResponderExcluir
  18. Olá Carolina, tudo bem?

    Li alguns comentários positivos e outros negativos, tenho dúvidas ainda, mas ainda um pouco curioso, vamos ver...ótima resenha.

    Te indiquei em uma TAG no blog, passa lá....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Acho a edição maravilhosa, sempre fico babando por ela quando vejo por aí. Confesso que por já ter tido algum contato com o autor eu esperava que ele fizesse uma adaptação e recriação do conto de fadas clássico, e pelo visto não foi o que aconteceu. Mesmo assim, acredito que valha a pena a leitura, pela narrativa do autor, que é sempre empolgante!

    ResponderExcluir
  20. Realmente essa edição de João & Maria está super caprichada, adoro essas adaptações de histórias, apesar de ser parecida com a original e por esse motivo pretendo ler esse livro. Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  21. Que pena que o livro não le agradou ,eu estava esperando uma releitura do conto ,com um pouco mais de terror talvez .
    Mas o bom é que a edição é bem bonita ora se ter na estante u.u

    ResponderExcluir
  22. Pensei que seria um livro com uma historia diferente e mais assustadora, não esperava que fosse ser a mesma historia de sempre. Achei as ilustrações muito escuras, embora ainda não li nenhum livro do autor, pretendo ler mas não esse.

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Quando vi o livro também pensei que serie uma releitura com algo novo mais principalmente pela capa mais sendo só o livro sem nada novo também fiquei decepcionada !!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook