A Mais Pura Verdade

Autor: Dan Gemeinhart
Título Original: The Honest Truth
Tradução: Leonardo Castilhone
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224


Olá leitores e leitoras! Não pretendia ler este livro agora. Li algumas críticas e opiniões da prova dele, até gostei da premissa, mas o comprei por um impulso na livraria próxima ao trabalho. Queria ler algo leve, novo e “fresco”. A edição da Editora Novo Conceito está linda, a cor da capa é chamativa, muitos detalhes e páginas confortáveis que tornaram a leitura leve e bem rápida. O devorei em um dia, entre o tempo livre do trabalho! Se valeu a pena? Vamos conferir a resenha!

Mark é um garoto de doze anos. Filho único de pais amorosos, tem uma melhor amiga, Jessie, e um cachorro fiel que o ama mais que tudo, Beau. Como todo mundo, ele tem seus sonhos, objetivos e medos. Podemos dizer que um destes sonhos é escalar uma enorme montanha chamada Monte Rainier. Este também era o sonho de seu falecido avô, o que tornava a experiência especial para ele. Infelizmente, existe um abismo enorme entre o garoto e a montanha. O câncer.

Doente, entre idas e vindas de hospitais desde os cinco anos, o jovem Mark tinha a certeza de que desta vez estava curado, mas aí então o telefone tocou mais uma vez. E foi a gota d’agua. Munido de remédios, uma câmera fotográfica, dinheiro, caderno, caneta e mantimentos, além de claro, o melhor cachorro do mundo, Beau, ele resolve fugir de casa. E a aventura de sua vida tem início, rumo a grande montanha.

No caminho do garoto existem muitos obstáculos, confusões e “perrengues”, afinal nada é fácil para um menino de doze anos, doente e sozinho, rumo ao desconhecido. Sua aventura é angustiante! O leitor torce para que Mark chegue ao seu objetivo, e ao mesmo tempo se preocupa com ele, despertando esse instinto paternal/maternal em todos nós. Posso dizer que torci mesmo para que realizasse seu sonho, enfrentasse seus medos e tudo desse certo. Mas o que realmente acontece com Mark, vocês vão ter que descobrir por si mesmos!

"Mesmo a muitos quilômetros de distância,um amigo ainda pode segurar sua mão, e estar ao seu lado. "

O principal ponto positivo do livro, para mim, foi a forma como a história é breve e flui bem. É um livro juvenil, não existe uma carga dramática tão forte quanto eu esperava, então pode ser lido por quem não gosta de histórias tristes também. Não é uma história triste e não gira em torno do câncer, e sim da determinação e dos sentimentos de um garoto assustado e confuso.
O cachorro, Beau, é o melhor personagem, superando o personagem principal, por ser tão fiel, fofo e por amar Mark de uma forma pura. Adorei Beau, muito cativante sem ter nenhuma fala sequer. Para finalizar os elogios, o livro é narrado pelo protagonista, mas possui capítulos onde sua melhor amiga narra sua versão dos fatos, sua ligação com o amigo e o que acontece na casa de Mark após seu desaparecimento. Gostei dessa divisão.

Sobre os pontos negativos, um deles é que, sendo breve e uma leitura tranquila, não é uma história envolvente, a ponto de você se sentir imerso na história. Posso dizer que o livro foi bem raso. Uma boa leitura, mas que não chega a envolver demais o leitor. Esperado para o gênero, que considero juvenil! O outro ponto negativo é o livro ser bem curto, e o autor não dar muitos detalhes da vida e da doença de Mark. O personagem poderia ter sido um pouco mais construído. Adoro uma complexidade. Queria mais e senti esse vazio na história.

Por fim, pesando os prós e os contras, sem dúvidas não me arrependo da leitura! É um bom livro, ótimo para intercalar com algo denso e pesado. Aposto que vão amar o Beau tanto quanto eu e torcer pelo Mark. Essa é a mais pura verdade.













16 comentários :

  1. Adorei a resenha, e esclareci todas as minhas dúvidas em relação de ler ou não esse livro.
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A capa é bem chamativa, e pela resenha, o enredo também parece ser muito bom. Gostaria muito de poder lê-lo.

    Abraços!
    Datilografando

    ResponderExcluir
  3. todo mundo esta falando mt bem dessa historia, eu nao gosto mt de livros desse tipo, mas pretendo le-lo, gostei mt da sua resenha :)
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Li as primeiras 95 páginas desse livro na amostra que recebi da editora Novo Conceito. E estou completamente apaixonada pelo Mark e pelo Beau ♥.
    Achei a história de uma simplicidade muito bonita, a relação entre a criança e o animal é tão linda! Espero em breve adquirir o exemplar e poder da continuidade nessa leitura.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila!
    Li os primeiros capítulos desse livro que a Novo Conceito enviou e me apaixonei! Não vejo a hora de ter o livro na íntegra em mãos para poder concluir a leitura. Beau é um cão maravilhoso e apaixonante *-*
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, tudo bom?
    Adorei sua resenha e essa é a mais pura verdade rs
    Adorei a forma como você destacou os prós e contras, deixando o futuro leitor da obra preparado para o que virá pela frente e para a ausência de profundidade na obra, por exemplo. É minha leitura atual e espero gostar ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  7. Oi!!!

    Esse livro está sendo muito bem falado.
    Amei sua resenha, gosto quando o blogueiro expõe os dois lados do livro. Assim nos prepara bem para uma boa leitura.
    Eu lamentei ter perdido a chance de tê-lo ganho! Mas ainda tenho vontade de lê-lo.

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Caah! O drama não é apelativo, o que me deixou emocionada foi a força da amizade entre o menino e seu cão, foi algo que me deixou bem mexida.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Já li diversos comentários positivos sobre este livro e estou louca pra ler! Tenho muita coisa parada na minha estante que não li ainda, mas com certeza depois que colocar tudo em dia vou pegar este livro pra ler! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho medo de ler e chorar, ou até me decepcionar sabia? Ai não sei, preciso estar na vibe

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O final da sua resenha foi destruidora haha. Fiquei tão curioso pra ler agora! Realmente deve ser um bom livro pra intercalar...
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. >< Já li várias resenhas do livro, sempre acho interessante, e dar mais vontade de ler-lo ><
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro está sendo bem comentado, muitos elogios e fãs por ai..
    De cara não é algo que eu sinta muuita vontade de ler, mas a estória parece ser legal... Sei lá. Acho que ainda tô meio na dúvida se leria ou não. haha

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  14. Só leio resenhas ótimas sobre esse livro
    E confesso que to com receio de ler esse livro
    Crianças e cachorro no mesmo livro eu tenho que me preparar
    Bom saber que o livro não é tão triste
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Como eu quero ler esse livro. Todo mundo sempre falando coisas muito boas dele e eu ainda não tive a oportunidade de ler ):

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Hey, Camis

    O livro parece doce, como você mesmo disse, algo para intercalar entre uma história mais tensa e que exige mais de você. Engraçado como muitas vezes a gente gosta mais do personagem animal que o humano, né? Mesmo que não aja nada fantástico, o animal inspira muito em mim pelo menos... Hehehe
    E que bom que gostou do livro, acho que gostaria de ler um dia no futuro... xD

    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook