A Guerra dos Tronos - GOT #1



Autor: George R. R. Martin
Título original: A Game of Thrones
Tradução: Jorge Candeias
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo
Editora: Leya
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família. Quem vencerá a guerra dos tronos?

 Guerra dos Tronos já é um título que sugere bem o que iremos encontrar nesse primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Westeros entrando em conflito por causa do Trono de Ferro.
"- Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio termo." Cersei Lannister, p. 627
A Mão do Rei (King's Hand) é a segunda pessoa de maior poder em todo os Sete Reinos. Só que a última, Jon Arryn, morreu. E o Rei, Robert Baratheon, vai à Winterfell, pedir que seu antigo amigo, praticamente irmãos, Eddard Stark , aceite essa honra. Apesar de relutante, Eddard aceita e parte para Porto Real com suas duas filhas, Sansa Stark e Ayra Stark. 

Paralelamente a isso, somo apresentados à Patrulha da Noite (Night's Watch), grupo de homens que vivem no extremo Norte de Westeros e prestam votos de castidade e imparcialidade para com os conflitos do reino. Seu dever é com a Muralha e o que há ao norte dela. Seu dever é proteger o Reino dos perigos que vivem na Floresta Negra, como selvagens, gigantes e os Outros (White Walkers). É para essa realidade dura, fria e cinzenta que Jon Snow, bastardo do Lorde Eddard vai depois que seu pai segue para o sul.

E do outro lado do Mar Estreito vemos Daenerys Targaryan e seu irmão, Viserys fugindo da sentença de morte do Usurpador. Lá, ambos lutam para sobreviver e arranjar um modo de voltar para casa. A melhor chance deles está num casamento arranjado entre Khal Drogo, um dothraki, e Daenerys.

A narração é dividida entre 70 capítulos e oito personagens, em diferentes espaços físicos. São eles: Eddard Stark, Catelyn Stark, sua esposa. Bran Stark, Ayra, Sansa e Jon Snow, seus filhos. Tyrion Lannister, o Duende. E Daenerys Targaryan. 

Lembrando que o meu livro é a versão pocket, por isso o número de páginas é maior. 

Agora, falarei um pouco do que achei da história. Eu amei a Ayra, ela é uma menina decidida e maloqueira, comportamento que, no final, acabou salvando a sua vida. Por outro lado, odiei a Sansa... que menina lesada. Quando meu pai fala para eu fugir, eu fujo, não saio correndo, entregando os planos dele. 
"- A vida não é uma canção, querida. Aprenderá isso um dia, para a sua tristeza." Lorde Baelish, p. 608
O Tyrion é um personagem imprevisível, porém sempre pode contar com suas tiradas, ele é um sobrevivente, e por isso, gosta muito de aproveitar sua vida, tanto em bordeis quanto em bibliotecas. 
"- E uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada. É por isso que eu leio tanto, Jon Snow." Tyrion, p. 159
Quanto à Patrulha da Noite... não fui muito com a cara dela no começo, mas, depois, ela se mostrou bem interessante. Pena que Jon entrou em um conflito existencial, quase que ele cedeu.
"- Quando os mortos andam à caça na noite, acha que importa quem se senta no trono de ferro?" Lorde Mormont, p. 1004



2 comentários :

  1. Meninas, amo demais essa série A Guerra dos Tronos, nunca li nenhum dos livros somente assistir a serie na HBO e tambem li no HQ (ISSUU)..não vejo a hora de poder comprar/ganhar/emprestar/baixar os livros para ler todos. Valeu pela resenha.Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu te contar que esse foi o único livro que li da série, você acredita? A série é incrível, porém também parei de assistir. Não tenho previsão para continuar a leitura =s

      beijos

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook